Qual a razão de se utilizar somente "m" antes de "p" e "b"? A razão é fonética: m, p e b são consoantes bilabiais, quanto ao ponto ou zona de articulação. ... Com base na "física" das palavras, a Ortografia convencionou o uso da nasal m antes de p e b, e da nasal n antes de outras consoantes.
O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais. É importante saber que, na língua portuguesa, temos fonemas e letras.
As regras ortográficas da língua portuguesa definem o uso da consoante m antes das consoantes p e b para a criação dos sons am, em, im, om, um....São maioritariamente palavras paroxítonas acentuadas ou estrangeirismos:
Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS. Não pare agora...
Com som de “Z”, o “X” deve ser grafado nas seguintes palavras, entre outras: Exagero, exalar, exaltar, exame, exato, exausto, executar, exemplo, exercer, exibir, exílio, exímio, êxito, existir, exonerar, exorbitar, exorcizar, exótico, exuberante...
Com som de “CS”, o “X” deve ser grafado nas seguintes palavras, entre outras: Anexo, asfixia, axila, boxe, clímax, complexo, convexo, fixo, flexão, fluxo, látex, nexo, ortodoxo, óxido, paradoxo, reflexão, reflexo, saxofone, sexagésimo, sexo, tóxico, toxina, xerox...
a palavra extrato tem som de Z.
Em próximo, o “X” tem som de “ss”, como se tivesse escrito: “próssimo”. Já o “x” de táxi é pronunciado como se fosse um “c” e um “s” juntos. No alfabeto fonético, dizemos que há um /k/ e um /s/. Eles formam, foneticamente, o encontro consonantal /ks/.
O correto é tóxico com som de KS.
Fluxo tem som de s ch cs z ss.
Resposta: Táxi, tórax e tóxico - “x” tem som de “ks”. Exemplo, exonerar e exorcismo - “x” tem som de “z”. Exceção e excesso - “xc” tem som de “ss”.
Próximo e máximo - “x” tem som de “ss”.