A sinalização no transporte de cargas é fundamental para garantir a segurança das estradas, tanto do condutor, quanto da carga e dos demais motoristas.
O que fazer em caso de vazamento de produtos químicos?
As soluções de ácido sulfúrico devem ser neutralizadas, cuidadosamente, com barrilha (carbonato de sódio) ou hidróxido de sódio.
Classe 2 – Gases Subclasse 2.
A Ficha de Informação de Segurança dos Produtos Químicos (FISPQ) atende às normas sobre o uso obrigatório nas embalagens de produtos químicos, como: tintas, solventes, dentre outros. Esse documento tem como finalidade dar informações sobre os procedimentos de segurança, riscos a integridade física, saúde, acidentes.
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos destina-se a ser interpretada, de modo a evitar acidentes de trabalho profissional. É um documento normatizado, criado para fornecer dados sobre a propriedade de compostos químicos ou misturas. ...
Quem deve elaborar a FISPQ? A FISPQ deve ser elaborada pelo fabricante ou importador do produto, que é o fornecedor do produto no mercado.
A Ficha de Emergência, Ficha com Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e a Ficha com Dados de Segurança de Resíduos (FDSR) são comumente confundidas por tratarem de assuntos similares quanto ao manuseio de produtos e resíduos químicos perigosos ou não perigosos.
Os capítulos da FISPQ:
Pesquise on-line por informações de segurança sobre nossas marcas, incluindo LOCTITE®, BONDERITE®, TECHNOMELT®, TEROSON® e AQUENCE®. Você pode encontrar fichas de segurança (FISPQ) de duas maneiras: Pesquise no Nosso Website. Muitas fichas de segurança (FISPQ) podem ser encontradas pesquisando no nosso site.
Para a elaboração de uma FISPQ são exigidos conhecimentos técnicos específicos do produto, da norma ABNT:NBR e do sistema globalmente harmonizado (GHS). A FISPQ deve ser elaborada por um profissional técnico com conhecimentos exigidos.
O número ONU é um número de série determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para identificar produtos químicos e/ou que oferecem perigo à vida. Ele é composto por quatro dígitos e fica na parte de baixo do painel laranja (o painel de segurança). É como se fosse o RG de um produto perigoso.
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos, chamada pela sigla FISPQ ou Ficha FISPQ, é composta por 16 seções obrigatórias que devem estar dispostas e numeradas conforme estabelece a Parte 4 da Norma ABNTNBR14725.
A FISPQ não tem data de validade! Isto implica que é responsabilidade da empresa manter estes documentos atualizados, tendo em vista que o conhecimento científico muda e nos traz constantemente novas evidências sobre os efeitos das substâncias químicas sobre a saúde e o meio ambiente – e, sem aviso prévio!
Número da ONU Número ONU é a padronização internacional para a identificação de substância ou artigo perigoso. Composto por quatro algarismos fica na parte de inferior do painel de segurança.
O Número ONU é um código composto por quatro dígitos e usado para identificar materiais e artigos perigosos (por exemplo, explosivos, itens inflamáveis ou substâncias tóxicas) de acordo com as Recomendações da ONU sobre o transporte de mercadorias perigosas.
O número de risco permite determinar imediatamente o risco principal (primeiro algarismo) e os riscos subsidiários do produto (segundo e terceiro algarismos); as diferentes combinações, que formam os diferentes números de risco, estão apresentadas na Quadro 2.
Conforme visto na Figura 1, o número de risco é fixado na parte superior do Painel de Segurança e pode ser constituído por até três algarismos (mínimo de dois), que indicam a natureza e a intensidade dos riscos, conforme estabelecido na Resolução n° 420, de da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT ...
A identificação de produtos perigosos é realizada por meio da simbologia de risco, através do rótulo de risco, que são figuras que possuem a forma de um losango, contendo o pictograma/símbolo de identificação do risco.
Finalmente, a identificação dos produtos perigosos é feita pela aplicação de um rótulo (pictórico) e um painel (numérico) em portas de salas ou depósitos, áreas de processamento, tanques, tambores, garrafas e veículos transportadores para indicar precisamente qual é o produto.
A principal referência para caracterizar um líquido como inflamável e combustível é o ponto de fulgor (PF). Segundo a NR-20 eles são definidos desta forma: Líquido Inflamável: Todo produto que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC e pressão de vapor absoluta que não exceda a 2,8 kgf/cm2, a 37,7ºC.