Dizem que as cigarras cantam até morrer, mas isso não é verdade. A cantoria é, na realidade, exclusividade dos machos, com o objetivo descarado de atrair as fêmeas para o acasalamento. ... Antes desse clímax romântico, a cigarra passa a maior parte do ano quietinha no solo, alimentando-se da seiva das raízes das plantas.
Entre os insetos, as cigarras são as únicas que produzem o som estridente que todos conhecem. ... A crença de que as cigarras "explodem" quando cantam não é verdadeira. A "casca" da cigarra que encontramos presas às árvores são o exoesqueleto do inseto que realizou a última muda ou ecdise, concluindo sua forma adulta.
Dependendo da espécie de cigarra, as ninfas podem viver na terra de um a 17 anos, se alimentando da seiva de raízes de plantas. ... Mesmo após a ecdise, a casca permanece presa onde a cigarra passou pela metamorfose, dando, assim, a impressão de que o animal morreu no local.
Tanto a fêmea quanto o macho possuem um órgão na região do abdome que funciona como se fosse uma caixa acústica. Entretanto, só no macho é encontrada uma membrana que produz movimentos que permitem a emissão do som. O som é tão alto que pode atingir cem decibéis. Após a reprodução, as fêmeas botam seus ovos e morrem.
O que significa a cigarra cantando? Primeiramente, o canto da cigarra não serve, exatamente, para avisar aos humanos a aproximação da chuva. A verdade é que as cigarras cantam para procriação. ... Até porque é exatamente com esses cantos que os machos conseguem atrair as fêmeas para o acasalamento.
O corpo da cigarra é relativamente longo, medindo de 2 a 5 centímetros. ... Cigarras têm dois pares de asas transparentes e dois conjuntos de olhos: um par de olhos compostos e três olhos simples. O abdômen é dividido em seis segmentos. O som é produzido pela vibração de membranas que ficam na base do abdômen.
Para dificultar a entrada deles em casa, a dica é manter poucas luzes acesas e fechar as janelas no fim da tarde. Prepare-se: é tempo de ruídos, zumbidos e picadas. Ela diz ainda que é possível evitar as visitas desses insetos fechando a janela das 17h às 21h. ;Nesse horário, eles estão mais ativos.
A maioria dos insetos que surgem em período chuvosos são as mariposas, os cupins, as joaninhas, os besouros e os gafanhotos. Para dificultar a entrada deles em sua casa, mantenha poucas luzes acesas e feche as janelas no fim da tarde. Usar telas de nylon e inseticidas também pode ajudar a afastar esses bichinhos.
O funcionamento é bem simples: encha uma bacia com água da torneira e, então, levante-a em direção à luz. Os insetos que estão rondando a lâmpada verão o reflexo na água e irão direto para a bacia, ficando presos. A água fica cheia de insetos e, assim, você se livra de quase todos eles.
Outra alternativa para o controle de besouros numa plantação é o uso da Calda Sulfocálica, que atua como inseticida e pesticida orgânicos, criando uma camada protetora e protegendo as plantas, não só do ataque de besouros, mas também de fungos e ácaros.
No caso de controle de besouro amarelo (Costalimaita ferruginea vulgata), a própria poda de produção realizada após a colheita elimina as folhas atacadas, e nos frutos o ensacamento protege do ataque. Para o gorgulho (Conotrachelus psidii), utiliza- se o Inseticida Folidol®.
Spinosad e permetrina são de procedência natural e podem acabar com os besouros. E qualquer produto inseticida que contenha carbaril ou bifentrina também lhe dará o controle adequado quando aplicado com a dose e horários recomendados pelo fabricante do produto.
O Controle de cascudinho é realizado com o Colosso Pulverização, composto por três princípios ativos que agem sinergicamente: Cipermetrina - que é o inseticida mais eficiente do mercado; o Clorpirifós – também inseticida e com ação desalojante dos besouros das frestas/forro e a Citronela - que é um repelente natural.
Este inseto pertence ao grupo dos corós. É importante para as culturas de cana-de-açúcar, arroz, milho, trigo, soja, repolho, couve, beterraba e algodão.
Como eliminar o besouro castanho: Métodos físicos Você deve manipular os fatores físicos do ambiente de armazenamento como temperatura, umidade relativa do ar, controlar a atmosfera do ar (CO2, O2 e N2), utilizar pós-inertes, remoção física, radiação, luz e som.
joaninha
Callosobruchus maculatus: 10 – 14 dias
Besouro-unicórnio: 3 – 6 meses
Estes animais vivem debaixo de troncos velhos ou sob cascas de árvores. Medem de 5 a 10 cm, vivem nas florestas de carvalho da Europa. Alimentam-se na fase de larvas de madeira podre e na fase adulta de brotos, flores e seiva.
Vivem cerca de 2 a 10 meses, mas algumas espécies podem chegar até dois anos de vida, a exemplo de Dynastes tytius.