Enquanto um ovo de galinha cozido tem em torno de 80 kcal, cinco unidades de ovo de codorna apresentam cerca de 70 kcal. "A quantidade diária recomendada são de cinco unidades por dia de ovo de codorna, para quem não tem restrição.
Ovo de codorna é ótimo para a saúde e pode até ser mais nutritivos que os ovos de galinha. Muito popular na culinária brasileira, principalmente como petisco, os ovinhos têm valor terapêutico e podem potencializar o emagrecimento.
Em calorias e em colesterol, quem leva vantagem é o ovo de galinha, que possui menor valor calórico e muito menos colesterol do que o de codorna. Nos demais itens, o ovo de codorna supera, tendo um valor de proteína, ferro, cálcio, vitamina A e fósforo maior.
De acordo com as recomendações gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS), consumir ovo cru é pouco indicado, especialmente devido ao risco de Salmonella. Resumidamente, a salmonella é gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas.
O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.
Em muitas dietas, comer ovo antes de dormir é uma das opções mais eficientes de garantir que o processo de catabolismo não seja iniciado enquanto dorme. Tal é especialmente importante para aquelas pessoas que querem manter ou desenvolver a massa muscular, mas sem correr o risco de engordar.
Benefícios do ovo cozido à noite O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.
Não podemos comer ovos ou frutos do mar, porque isso faz o sangramento cheirar mal. E também não é bom usar sandálias ou salto alto."
Cozinhe o ovo na água filtrada Para começar, você deve colocar os ovos de codorna em uma panela e encher de água filtrada (o suficiente para cobrir os alimentos). Caso algum ovinho fique boiando, o mais indicado é removê-lo, pois é provável que ele esteja estragado.
Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo – a água gelada interrompe o cozimento e os ovos esfriam mais rápido.
Teste de flutuação com o ovo
Um ovo cru, devido ao fato de que o seu conteúdo é um fluido, permite que se gire a casca com pouca transferência de energia cinética às suas partes internas. Ou seja, as partes internas não adquirirem a mesma velocidade rotacional da casca. Quando o ovo é cozido, os fluidos (clara e gema) se transformam em sólidos.
O ovo cozinha mais rapidamente em Santos do que em São Paulo, porque a cidade de Santos localiza-se ao nível do mar. Ou seja, a pressão atmosférica em Santos é maior do que a de São Paulo que possui maior altitude.
Endureceu C) O ovo cru pode se transformar em cozido, mas não é possível o ovo cozido voltar a ficar cru. ... Porque depois de cozido não volta a consistência do ovo cru.
No ovo cru, o momento de inércia é maior, pois a massa está distribuída mais distante do eixo de rotação do que o ovo cozido. Ao girar os dois ovos sobre uma mesa, o ovo cozido girará mais facilmente do que o ovo cru, pois seu momento de inércia é menor.
Os ovos são importantes fontes protéicas, sendo considerado alimentos ricos em proteína e com baixo teor de gordura, tendo na porção lipídica maiores concentrações de ácidos graxos instaurados. ... Um ovo tem em média 60 gramas e nelas encontra-se apenas 1,5 g de gordura saturada.
De oito a dez minutos de cozimento em água fervente o ovo já estará cozido, mas a gema ainda manterá uma textura macia e agradável. Ideal para quem tem restrições com a gema crua ou ainda levará o ovo para o forno, com o bacalhau, por exemplo.
Para obter o ovo todo duro deixe ferver por 7 a 10 minutos. Já para o ovo com a gema mole ferva por 5 minutos. Para ovo quente (aquele bem mole) ferva por 3 minutos. Assim que estiver no ponto que você quer, escorra a água quente e passe pela água fria.
Mas a dica que mais dá resultado é a mais simples: é colocar uma colher de sopa de água fria para cada ovo que usar em sua receita. Assim, você poderá sentir todo o aroma de sua receita sem o cheiro forte de ovo.
Água quente e detergente neutro podem ser fortes aliados para facilitar a hora da limpeza, ajudando a remover qualquer resquício de ovo que tenha sobrado no utensílio. Por isso, quando for lavar, coloque o utensílio de molho e deixe de molho até que a água esfrie.
Quando cozinhamos o ovo, com o calor, o ácido sulfídrico presente na clara reage com o ferro que há na gema formando Sulfeto Ferroso, que dá o cheiro de ovo cozido. Quanto mais calor, mais sulfeto é formado.
Por que peneirar as gemas? Ao peneirar a película que as envolve fica retida na peneira e é ela a responsável pelo cheiro e gosto forte de ovo nas receitas. Lembrando que ovo fresco não tem gosto forte de ovo, então quanto mais velhos forem, mais gosto e cheiro terão.
O segredo é a farinha peneirada, sabia? É que na maioria das vezes, a farinha empacotada perde um pouco a textura leve de pó e fica mais pesada. Aí, quando você peneira, ela volta ao normal e fica mais aerada, ou seja, com ar entre entre ela, deixando a massa do seu bolo ou pão muito mais fofinha.
A gema é a parte mais densa do ovo, contendo de 20% a 30% do peso do alimento. ... A clara contém 16 calorias, já a gema tem, em média, 54 calorias. A gema tem 5 gramas de gorduras totais e colesterol e carboidrato também só estão presentes nela.
Na hora de peneirar, coloque as gemas na peneira e fique balançando até que as gemas passem naturalmente pela peneira. Se estiver muito difícil, você pode furar as gemas com um palito ou garfo, balançar e esperar que elas passem pela peneira.