O Google Assistente é o assistente virtual criado pelo Google. Possui suporte para diversos aparelhos de Smart Home, incluindo caixas de som e Smart TVs, e utiliza inteligência artificial para identificar e responder comandos de voz. Pode ser comparado com outros assistentes virtuais populares, como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon.
Para fazer um lembrete usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Lembrar de” seguidas da sua mensagem. Por exemplo: “Ok Google, lembrar de comprar leite”. O Google Assistente irá criar um lembrete e, em seguida, exibirá na tela do seu smartphone.
Tudo certo? Então primeiramente, é preciso abrir o app. Depois, diga “Ok Google” ou toque em “Falar no microfone”. Em seguida, é só fazer a sua pergunta ou comando.
Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o Google Assistente: como ativá-lo no seu smartphone e os principais comandos que você pode utilizar. Além disso, mostraremos os erros mais comuns cometidos por usuários e como desativar a ferramenta, caso você não queira mais usá-lo. Vamos lá?
O Google Assistente possui compatibilidade com smartphones, tablets e diversos aparelhos inteligentes. Nos dispositivos móveis, é disponibilizado nativamente em aparelhos com versão 6.0 ou superior do Android, mas também pode ser baixado para iOS pela App Store. Em automóveis, o assistente está presente com o Android Auto e, em Smart TVs, está incluso nos aparelhos com Android TV.
O Google Assistente é um recurso que tem o objetivo de tornar o cotidiano de seus usuários mais rápido e simples, com foco no que realmente importa. No Brasil, desde 2017, o app pode ser acessado automaticamente por meio do comando “Ok Google”.
Para desligar o smartphone usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Desligar o smartphone”. O Google Assistente irá desligar o seu aparelho automaticamente.
Para bloquear o smartphone usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Bloquear o smartphone”. O Google Assistente irá bloquear o seu aparelho automaticamente.
Com tanta praticidade proporcionada pelo Google Assistente, você já deve estar ansioso para baixar o aplicativo, certo? Agora que você conhece todos os benefícios, é só baixar no seu smartphone e começar a utilizar agora mesmo!
Para acionar esse recurso em aparelhos Android, mantenha o botão home pressionado (caso o seu aparelho conte com esse botão físico na parte frontal) ou apenas fale “Ok Google + comando” e espere que o aplicativo responda.
Para gravar um vídeo usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Gravar um vídeo”. O Google Assistente irá abrir a câmera do seu smartphone e, em seguida, você poderá gravar o vídeo.
Para desbloquear o smartphone usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Desbloquear o smartphone”. O Google Assistente irá desbloquear o seu aparelho automaticamente.
Para ver as notificações usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Mostrar notificações”. O Google Assistente irá exibir as notificações na tela do seu smartphone.
Para reiniciar o smartphone usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Reiniciar o smartphone”. O Google Assistente irá reiniciar o seu aparelho automaticamente.
4. Depois, você estará na página de ajuste sobre como o assistente responde aos seus comandos. Aí é só selecionar no botão de desativar. Antes de silenciar o aplicativo, uma mensagem aparecerá informando que outras funções serão interrompidas.
Entre suas funções, o Assistente permite realizar ações em diversos aplicativos, solicitar informações, controlar itens da casa e criar próprias rotinas. Com o comando de voz "Ok, Google", é possível iniciar uma conversa com a inteligência artificial e realizar diferentes solicitações. A partir dos primeiros comandos, a inteligência artificial reconhece o pedido e consegue desenvolver uma conversação, com respostas inteligentes e adaptadas para cada usuário.
Para utilizar o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Ok Google” seguidas da sua pergunta ou comando. Por exemplo: “Ok Google, qual é a capital do Brasil?”. Ao pronunciar essa frase, o Google Assistente irá buscar a informação na internet e exibirá o resultado na tela do seu smartphone.
O Google Assistente tem integração completa com os apps do Google e cada vez mais amplia seu suporte a apps de terceiros. Nos celulares, é possível vasculhar pela agenda para fazer ligações e enviar mensagens; criar despertadores, alarmes e lembretes; ouvir as últimas notícias; reproduzir vídeos e músicas; desenvolver rotinas diárias; traduzir idiomas; realizar cálculos; abrir rotas no Google Maps e muito mais.
Para tirar uma foto usando o Google Assistente, basta pronunciar as palavras “Tirar uma foto”. O Google Assistente irá abrir a câmera do seu smartphone e, em seguida, você poderá tirar a foto.
As assistentes virtuais podem assumir diversas funções, como gerenciar dispositivos inteligentes conectados, automatizar tarefas do cotidiano, executar algumas ações em aplicativos ou, simplesmente, responder perguntas. Veja, em detalhes, o que mais elas podem fazer e se o uso é válido para você. Assista ao vídeo VOCÊ REALMENTE PRECISA DE UM ASSISTENTE PESSOAL? (ALEXA, GOOGLE ASSISTENTE, SIRI) e se inscreva no Canaltech no YouTube.