O disco menstrual é um dispositivo de silicone medicinal flexível reutilizável que serve para coletar a menstruação, substituindo o absorvente interno ou externo durante o período menstrual.
O disco menstrual e o coletor menstrual apresentam funções semelhantes, que é funcionar como uma barreira protetora para que não vaze o sangue. Além disso, buscam também garantir conforto para as mulheres, fugindo dos absorventes tradicionais, que geram grande incômodo.
Ademais, o disco apresenta capacidade de 49ml a 60 ml. E, pode ser utilizado por até 12 horas, mantendo muito conforto, liberdade e sem exalar o odor característico da menstruação.
Ademais, o disco menstrual consiste em um coletor no formato de disco, que vem sendo um dos mais queridinhos por apresentar benefícios em seu uso. Tais como, a possibilidade de ter relações sexuais com penetração durante o seu uso. Logo, ele garante mais liberdade e conforto durante a menstruação.
Verdade. O disco fica posicionado na entrada do colo do útero, deixando o canal vaginal livre, diferentemente do coletor menstrual. Por isso, é possível ter relação sexual, com penetração, normalmente, até mesmo sem sentir o dispositivo.
O disco menstrual é considerado seguro, no entanto, assim como os absorventes internos ou o copo menstrual, pode causar choque tóxico, que é uma infecção bacteriana associada ao uso prolongado desses dispositivos menstruais. Saiba identificar os sintomas do choque tóxico.
É um mito. Pois, as cólicas menstruais estão diretamente ligadas às contrações do útero. Visto que, o útero se contrai para expelir o sangue menstrual. Portanto, o disco menstrual não interfere em nada disso.
No entanto, algo que chama bastante atenção é a possibilidade de ter relações sexuais com penetração utilizando o disco. Visto que, o seu formato mantém o canal vaginal livre, permitindo o sexo sem que haja sangue no meio.
O disco menstrual reutilizável pode durar até 3 anos. No entanto, também existem os discos menstruais descartáveis, que nesse caso, não devem ser reutilizados, devendo-se descartá-los após o uso.
Esse dispositivo tem o formato de um disco, semelhante ao diafragma, podendo permanecer no canal vaginal por até 12 horas, e tem como vantagem poder ter contato íntimo durante o seu uso, além de reduzir as cólicas menstruais.
Além disso, apesar de não ser contraindicado, algumas mulheres com vaginismo ou útero inclinado ou retrovertido podem sentir desconforto ao usar o disco menstrual, devendo ter orientação do ginecologista.
O disco da Yuper é 100% reciclável, hipoalergênico e atóxico. A marca conta com 4 tamanhos e é feito de TPE, material de uso médico. Além disso, ele é livre de látex, silicone, borracha, BPA e outras substâncias nocivas que podem causar alergias.
Não existe um estudo comparativo que aponte qual é a melhor marca de disco menstrual. Por isso, é importante conferir resenhas, conhecer as características do produto e testar para ver como será a sua adaptação. Outra opção sustentável é o absorvente de pano. Além de confortável, ele não precisa ser introduzido na vagina.
Além disso, ele é bastante semelhante ao coletor menstrual. No entanto, apresentam diferenças no formato e em algumas funções. Enfim, ele apresenta um formato oval e discreto, que é colocado no canal vaginal, se encaixando próximo ao útero. E, diferentemente do coletor menstrual, ele não necessita de vácuo para o posicionamento correto.
O disco menstrual, devido a sua composição, pode ser reutilizado por até 3 anos, desde que seja bem cuidado e higienizado. Desse modo, é benéfico por diminuir suas despesas com absorventes descartáveis, e também diminui a quantidade de lixo descartada no meio ambiente.
Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Absorventes sustentáveis – Importância, benefícios + 4 opções.
Além disso, o disco menstrual não previne infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e por isso deve-se usar camisinha em todas as relações sexuais. Confira as principais IST’s.