A losna é uma planta medicinal da espécie Artemisia absinthium, rica em lactonas, terpenoides, óleos essenciais, flavonoides e compostos fenólicos, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, vermífuga, neuroprotetoras e imunomoduladoras, sendo, por isso indicada para auxiliar no tratamento de febre, vermes intestinais, hepatite, gastrite ou artrite.
Ela é nativa da Europa mas ganhou notoriedade, e passou a ser difundida em todo o mundo, após a criação do licor de absinto (ou “fada verde”, devido a cor verde-esmeralda da bebida), muito apreciado na Belle Époque por poetas e artistas como Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Baudelaire, Picasso e outros.
Além disso, o mirceno presente na losna, combate bactérias como a E. coli, Bacillus subtilis e Staphylococcus aureus. Sendo também um importante antibacteriano.
A losna é uma planta herbácea que alcança até 1,20 metros de altura. Produz folhas cobertas com finos pelos que dão uma tonalidade acinzentada. Suas flores são amarelas claras, miúdas e reunidas em pequenos cachos. Todas as partes da planta possuem sabor muito amargo e forte aroma.
As pessoas com problemas nos rins também devem consultar o médico antes de começar a utilizar a losna, pois o uso do seu óleo pode provocar a insuficiência renal.
Aplicativos
Em uma série de estudos, a artemisinina, uma substância extraída da Losna e usada em fitoterapia chinesa há séculos, tem a eficácia de diminuir as células cancerígenas da região do pulmão em até 28%. Já quando combinada com ferro, o índice eleva para 98%.
A tintura de losna pode ser preparada em casa ou comprada em lojas de produtos naturais, podendo ser usada para estimular a digestão e combater a vontade de comer doces, especialmente chocolate.
O chá de Losna é uma bebida natural muito utilizada por suas propriedades medicinais. No entanto, é preciso ter cautela e evitar seu uso indiscriminado. É importante procurar orientação médica antes de consumir este produto e não ultrapassar a dose recomendada.
Este é um site de caráter informativo de pesquisas e notícias sobre métodos caseiros de tratamento. No entanto, as informações aqui contidas não substituem uma consulta médica.
Para estimular o apetite, é aconselhado beber 1 xícara do chá antes das refeições. Já para problemas gastrointestinais ou da vesícula biliar, pode-se tomar 1 xícara do chá após as refeições.
Veja quais são os benefícios do chá de losna, para que serve essa bebida para o nosso organismo e quais são as suas contraindicações.
Eu já estou experimentando o chá da losna, mas tive a curiosidade de saber como se faz o chá, porque eu não sabia a quantidade de água e nem das folhas que podia ser usada. Inclusive estou usando o chá na intenção de eliminar parasitas como a Schistosomose que foi acusado no meu exame de sangue e no de fezes acusou o cisto da endomilax nana.
Conhecida por seu sabor extremamente amargo, a planta, quando usada da maneira correta e sem excessos, apresenta resultados bastante positivos no tratamento de males gastrointestinais. Ela aumenta a secreção biliar e melhora o funcionamento do fígado.
Cólicas no intestino na maioria das vezes são causadas pela ação de bactérias ou parasitas que se alojam nesse órgão. Graças às propriedades vermífugas e antibióticas da Losna, ela elimina a causa do problema aliviando naturalmente essas cólicas.
A losna é composta por uma substância química chamada de tujona, que pode ser perigosa porque sua ingestão pode provocar degradação muscular (rabdomiólise), insuficiência renal, inquietação, dificuldade para dormir, pesadelos, vômito, cólicas estomacais, tontura, tremores, mudanças no ritmo cardíaco, retenção urinária, sede, dormência nos braços e nas pernas, paralisias e até a morte.
Apesar de todos esses benefícios, a mais nova descoberta em relação à Losna é que ela é uma arma eficaz no combate ao câncer. Isso mesmo: essa planta, conhecida na China há mais de 2 mil anos, tem o poder de matar até 98% das células cancerígenas em 16 horas.
Ferver a água, desligar o fogo e acrescentar as folhas secas de losna. Tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá, até 2 vezes por dia, por no máximo 4 semanas de tratamento.
Quanto aos seus efeitos colaterais por altas doses, podemos citar: tremores, convulsões, tonturas e delírios. Se usado com álcool, pode ocasionar em dependência, alucinações e até danos neurológicos irreversíveis/permanentes. Evite ultrapassar 2 xícaras ao dia, já que as altas doses são perigosas e evite beber o chá com álcool.
Adicionar as folhas da losna e o álcool em um recipiente de vidro escuro com tampa, limpo e seco. Tampar o vidro e agitar. Deixar repousar por 15 dias, sendo importante agitar o frasco diariamente. Após esse período, coar e tomar 15 a 20 gotas da tintura, diluída em meio copo de água, de 2 a 3 vezes por dia.
Quando criança timei cha de losna, hohe comentando com uma pessoa amiga e proprietaria de uma floricultura que a muitos anos não via falar na pkanra, ela me presenteou cim uma muda. Pretendo tomar de vez em qyando.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.