Para que serve EPA e DHA? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Ácido Eicosapentaenóico (EPA): atua na produção de substâncias anti-inflamatórias que auxiliam na saúde do coração e da circulação sanguínea. Ácido Docosahexaenoico (DHA): com ação antioxidante, é considerado o ácido graxo mais benéfico para a saúde do cérebro, envolvido em diversos processos cognitivos.
Qual a função do ácido eicosapentaenóico?
Regulador do sistema circulatório. O EPA é muito importante para o tratamento de hiperlipidemias, é um ácido gordo hipo-lipemiante: melhora o perfil lipídico, reduz o risco de desenvolver placa de ateroma, diminui a agregação plaquetária, aumenta a vasodilatação reduzindo a pressão arterial.
Qual a quantidade de EPA e DHA correta?
A ingestão diária de referência (IDR) combinada de EPA e DHA é de 250 a 500 mg, já para o ômega-3 total é de 1.100 mg para mulheres e 1.600 mg para homens. A OMS recomenda 300 mg de EPA e DHA combinados por dia - 200 mg dos quais devem ser DHA - durante a gravidez.
Quais os benefícios do Omega 3 EPA DHA?
12 incríveis benefícios do ômega 3 para a saúde
Diminui a inflamação. ...
Protege contra doenças cardiovasculares. ...
Evita a formação de coágulos. ...
Ajuda a combater a depressão. ...
Combate a asma. ...
Previne doenças auto-imunes. ...
Ajuda a controlar a glicemia. ...
Melhora o funcionamento cerebral.
Mais itens...
O que significa ácido Eicosapentaenoico?
O ácido eicosapentaenóico (EPA ou também ácido icosapentaenóico) é um ácido graxo dos omega-3 (ω-3). O EPA e seus metabolitos atuam no organismo principalmente em virtude de sua associação com o ácido araquidônico.
O que significa EPA e DHA no ômega-3?
O ômega-3 recebe este sufixo por ser formado por três ácidos graxos: eicosapentaenoico (EPA), docosahexaenoico (DHA), alfa-linolênico (ALA). São fontes primárias de energia para as células, servindo como seus componentes estruturais.
O que é DHA do ômega 3?
O Ômega 3 do tipo DHA (ácido docosahexaenóico) tem importante função na formação, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina, sendo predominante na maioria das membranas celulares desses órgãos.