EQST

Para Que Serve A Clusula De Incomunicabilidade?

Para que serve a cláusula de incomunicabilidade?

A denominada "cláusula de incomunicabilidade" é uma forma expressa (escrita) na doação de bens ou direitos, determinada pelo testador ou doador, dispondo que o bem (ou direito) recebido em doação, herança ou legado, não irá se comunicar (transferir) por ocasião do casamento.

O que significa da palavra incomunicabilidade?

Significado de Incomunicabilidade substantivo feminino Característica ou condição de quem ou do que está incomunicável; inacessibilidade. [Jurídico] Característica das propriedades que, por vontade ou disposição legal, não fazem parte da comunhão de patrimônios.

O que significa gravame de incomunicabilidade?

A cláusula de incomunicabilidade é um gravame imposto pelo testador ou doador como forma de impedir que o bem recebido em doação, herança ou legado integre o patrimônio que irá se comunicar com o do cônjuge (meação), mesmo que quem receba esteja sob o regime de comunhão universal de bens.

O que significa incomunicabilidade vitalícia?

Cláusula de incomunicabilidade é vitalícia e se extingue com a morte do beneficiário. ... A cláusula de incomunicabilidade é prevista no inciso I do artigo 1.668 do Código Civil para possibilitar que bens herdados ou doados não sejam transmitidos ao cônjuge.

Como cancelar cláusula de incomunicabilidade?

A cláusula de inalienabilidade precisa ser cancelada, seja pela via do acordo (retificação da escritura de doação em que ela foi imposta) ou pela via da sub-rogação (retirada da cláusula do imóvel que se pretende alienar e gravame em outro).

O que significa cláusula de incomunicabilidade e impenhorabilidade?

A impenhorabilidade, genericamente, implica que o bem, recebido por testamento ou por doação, não mais poderá ser penhorado por dívida do novo proprietário; a incomunicabilidade implica que aquele bem não se comunicará com qualquer outro patrimônio, ou seja, permanecerá somente no patrimônio da pessoa beneficiada; e a ...

O que é incomunicabilidade no registro do imóvel?

A cláusula de incomunicabilidade consiste em impedir que o imóvel doado ou testado integre a comunhão estabelecida com o casamento. ... A cláusula de impenhorabilidade objetiva, tão-somente, impedir que o imóvel doado ou legado venha a ser tomado por dúvidas contraídas pelo donatário.

Como cancelar a cláusula de incomunicabilidade?

A cláusula de inalienabilidade precisa ser cancelada, seja pela via do acordo (retificação da escritura de doação em que ela foi imposta) ou pela via da sub-rogação (retirada da cláusula do imóvel que se pretende alienar e gravame em outro).

Quando se extingue a cláusula de inalienabilidade?

A cláusula de inalienabilidade pode ser absoluta (quando impede a alienação a qualquer pessoa) ou relativa (quando impede a alienação apenas a alguns indivíduos). Também pode ser vitalícia (a restrição extingue-se com o falecimento do proprietário beneficiário) ou temporária (extingue-se a termo certo).

Como vender imóvel com cláusula de inalienabilidade?

Quando um imóvel possui cláusulas de incomunicabilidade e impenhorabilidade, é possível realizar a venda, mas se o imóvel possuir cláusula de inalienabilidade, a venda somente será possível se for obtido judicialmente o prévio cancelamento.

O que significa a cláusula de impenhorabilidade?

As cláusulas de impenhorabilidade impedem que o bem seja oferecido à penhora para pagar uma dívida do novo proprietário. A inalienabilidade proíbe o beneficiado de alienar (vender ou doar) o bem, o que pode ser altamente prejudicial em casos nos quais as finanças do novo proprietário estejam comprometidas.

Como funciona a meação?

A meação é a metade que já pertence ao cônjuge, em razão do regime de bens, por isso falamos que o cônjuge sobrevivente não herda, mas fica com metade que já lhe pertencia em consequência do regime de bens.

Como tirar cláusula de inalienabilidade?

A cláusula de inalienabilidade precisa ser cancelada, seja pela via do acordo (retificação da escritura de doação em que ela foi imposta) ou pela via da sub-rogação (retirada da cláusula do imóvel que se pretende alienar e gravame em outro).

É permitida a cláusula de inalienabilidade no contrato de hipoteca?

O objetivo da cláusula é proteger o beneficiário, pois evita a dissipação do bem. ... No entanto, o testador não pode impor cláusula de inalienabilidade, assim como de impenhorabilidade e incomunicabilidade sobre os bens da legítima, exceto se houver justa causa (art.

O que significa a cláusula de inalienabilidade?

As cláusulas de inalienabilidade têm duração limitada à vida do beneficiário — seja ele herdeiro, legatário ou donatário —, não se admitindo a inalienabilidade perpétua, transmitida sucessivamente por direito hereditário. ... Para o TJ-RJ, a cláusula de inalienabilidade impede a transmissão dos bens por ato intervivos.

Para que serve a cláusula de inalienabilidade?

O objetivo da cláusula é proteger o beneficiário, pois evita a dissipação do bem. A inalienabilidade decorrente da vontade somente pode ser imposta em atos de liberalidade (testamento ou doação), quando o testador ou doador assim determinam no testamento ou no instrumento de doação.