Por esse motivo Carlos Chagas, um renomado sanitarista, a utilizou para tratar milhares de operários ferroviários que estavam contaminados com a malária, batizando a planta então de Cipó Mil Homens.
Atenção: “O Dr. Saúde é um site de caráter informativo sobre saúde, nutrição e bem estar e não substitui o aconselhamento e acompanhamento de médicos profissionais, como diagnóstico ou tratamento”.
Seus constituintes químicos são: óleo essencial, alcaloides, flavonoides glicossídeos e taninos, lembrando que o óleo pode ser de ácido aristoláquico ou de aristoloquina.Então, confira agora os Benefícios do Cipó Mil Homens Para Saúde:
Ele é encontrado em pastagens, beira de estradas, em feiras livres, mercados municipais e em garrafadas prontas para o consumo; além de ser comercializado em sites que vendem diversas plantas medicinais.
Por isso, é considerado um remédio natural que pode ajudar no tratamento e controle da doença e, consequentemente, na diminuição dos sintomas negativos dela. (3)
Sinonímia (NO BRASIL, PELAS DIMENÇÕES TERRITORIAIS DO NOSSO PAIS, É NORMAL A REPETIÇÃO DE NOMES COMUNS DE PLANTAS TOTALMENTE DIFERENTES EM DIFERENTES PARTES DO PAIS): Galo-do-campo, jarrinha, angélico, cipó jarrinha, chaleira-de-judeu, angelicó, mata-porco, patinho, cacau, cipó-mata-cobra, contra-ervas, bastarda, galo-do-campo, abútua, angélico, mil homens do Rio Grande, ipê-mi, aristolóquia, angelicó, calunga, capa-homem, chaleira-de-judeu, cipó-mata-cobra, contra-erva, erva-bicha, jiboinha, guaco, jarrinha, mata-porco, mil homem, papo-de-preá, papo-de-galo, patinho, urubu-caã, bastarda.
Outra maneira do uso do Cipó Mil Homens é o chá com argila. Diz a crença popular que esta fórmula pode ser aplicada como tratamento alternativo e complementar a contra tumores, cistos, miomas e até câncer.
Composição Química:
Óleo esssencial arimático, óleo resinoso aristoloquina, ácido aristolóquino ou arislino, taninos, resina cassarino, diterpenos, sesquiterpenóides, biflavonas, chalcona-flavonas, tetraflavonóides.
Sabe aquelas feridinhas que aparecem na boca quando você está com baixa imunidade e são causadas pelo vírus da herpes? Pois o chá do cipó mil homens serve como ajuda para tratar esse problema.
Ela apresenta ainda um efeito nefrotóxico, ou seja, pode causar a morte das células renais. Portanto, não deve ser usada por longos períodos de tempo ou por pessoas que já tenham algum histórico de problema nos rins. (4)
Seu nome foi originado da época em que o cipó serviu para cura de vários homens, que trabalhavam na ferrovia e contraíram malária, sendo batizado pelo sanitarista Carlos Chagas.
O ácido aristoioquico possui atividade mutagênica e carcinogênica em estudos in vitro. Ha comprovações em estudos, de efeito teratogênico em ratos. Essas reações ocorrem apenas no uso destas substâncias isoladamente e em doses imensamente elevadas as doses encontradas nos extratos do Cipó Mil Homens; Mesmo assim, recomenda-se que esta planta não seja usada por mais de 30 dias sem intervalo. Alguns autores recomendam a interrupção por períodos iguais ao uso.
Há quem garanta que, aplicando corretamente, 3 horas por dia ou durante toda a noite, de 15 a 25 dias o problema será eliminado. Para preparar, basta misturar o chá da infusão com algumas colheres de argila até que se forme uma pasta, que deve ser aplicada, externamente, no lugar da enfermidade, com uma espessura média de 0,5 a 1 centímetro.
Como trepadeira, o Cipó Mil Homens comumente enrosca-se em árvores para apoiar-se, e pode ser reconhecida por suas folhas herbáceas, com caule lenhoso e finos ramos. Dependendo da região pode ser popularmente conhecido como cassaú, buta, jarrinha, papo de peru, patinho, arostolóquia, entre muitos outros nomes.
Nunca consuma um medicamento de origem natural ou industrial sem conhecimento do seu médico, pois cada substância possui reações e interações medicamentosas com outras, devendo ser vigiadas de perto e recomendadas por um profissional especialista.
Basta levar a erva com a água ao fogo e, após levantar fervura, deixar cozinhar por cerca de 10 minutos. Depois disso, tampe a panela e deixe descansando por mais 5 minutos. Coe e beba uma xícara por dia.
Planta da família das Aristolochiaceae, também conhecida como cipó-buta, papo-de-perú, jarrinha, buta, entre outros. São 50 espécies com os mesmos nomes populares. Planta que cresce apoiada nas árvores vizinhas, caules com sulcos revestidos de espessa casca. Folhas em forma de coração. Flores amarelo-claras.
A família contêm mais de 400 espécies, sendo usadas cerca de 50, medicinalmente desde a antiguidade, por diversos sistemas médicos tradicionais: oriental, árabe e greco-romano. Em todo o interior do Brasil é empregado o extrato fresco como antiofídico, porem não ha pesquisas que comprovem tal indicação.
(2) DEY, Abhijit; DE, Jitendra Nath. Aristolochia indica L.: A review. Asian Journal of Plant Sciences, v.10. n.2, p.108-116, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3923/ajps.2011.108.116. Acesso em: 25 de agosto de 2019.
Coloque duas colheres de sopa da erva (encontrada em casas de medicamentos naturais) em um litro de água fervente, deixando que ferva por 10 minutos. Deixe esfriar e tome de 2 a 3 xícaras por dia, de preferência meia hora antes das refeições.
Um dos principais benefícios dessa planta é de ser um potente e natural tônico digestivo por estimular a produção do ácido gástrico, responsável pela digestão dos alimentos.
O cipó mil homens não pode ser usado por todo mundo. Em primeiro lugar, grávidas devem ficar longe da planta pois ela pode provocar aborto ou malformações do feto.
A planta é rica em compostos que reduzem os espasmos musculares, causadores das cólicas, proporcionando alívio rápido das dores causadas pela menstruação ou gases intestinais. (1)
- Cultura popular: antiofídica, emenagoga, anticonceptiva, abortiva, anti-helmíntica, antipirética e diurética. Em uso externo, a planta é citada como antirreumática e útil nas afecções da pele.
A família contêm mais de 400 espécies, sendo usadas cerca de 50, medicinalmente desde a antiguidade, por diversos sistemas médicos tradicionais: oriental, árabe e greco-romano. Em todo o interior do Brasil é empregado o extrato fresco como antiofídico, porem não ha pesquisas que comprovem tal indicação.
(4) KUO, Ping-Chung; LI, Yue-Chiun; WU, Tian-Shung. Chemical Constituents and Pharmacology of the Aristolochia (馬兜鈴 mădōu ling) species.Journal of Traditional and Complementary Medicine, v.2, n.4, p.249-266, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S2225-4110(16)30111-0. Acesso em: 25 de agosto de 2019.
COMO FAZER CHÁ DE CIPÓ MIL HOMENS? Para fazer o chá, é necessário apenas uma infusão simples. Para isso, coloque duas colheres de sopa do das folhas de cipó mil homens e deixe ferver por 10 minutos. Depois, é só deixar esfriar.
Na fauna, é vários tipos diferentes de cipó. Bignoniaceae é a família que possui um alto número de espécies, encontradas principalmente nas regiões mais tropicais....Os tipos mais comuns são:
É uma bebida que mais conhecida por aliviar azia, gases e até sintomas de gastrite, atuando como analgésica. O cipó cravo leva esse nome pois seu aroma é similar ao do cravo-da-índia, ainda que não sejam parecidos. Em algumas regiões também pode ser chamado de cipó trindade.
O cipó de escada ou de macaco serve para combater o colesterol, além de ser um antiinflamatório. E a espinheira santa é utilizada como chá para combater a gastrite e a úlcera.
Colocar as folhas e as hastes em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber o chá 4 a 5 vezes por dia.
Propriedades medicinais: anti-sifilítica, anti-reumática, anti-hemorroidária. ... - infusão ou decocção do caule ou casca: reumatismo, sífilis; - infusão das folhas: barriga d'água, hemorróida, reumatismo.
A Escada de Macaco é usada para feridas, úlceras, caspas da cabeça e dor na coluna. Além disso, é diurética e benéfica para os rins.
Para que a planta cresça e atinja todo seu potencial, evite cultivá-la em cidades onde o inverno atinge temperaturas abaixo de 16ºC. Da primavera até o outono, regue uma vez a cada dois dias, mas diminua a oferta de água durante os meses de frio, esperando que o solo fique completamente seco antes de regar novamente.
Auxilia no funcionamento do intestino Contando com muitas fibras, a casca dessa fruta pode ajudar a estimular o funcionamento do intestino, além de garantir a sensação de saciedade e impedir que você coma além do necessário.
A unha de gato é uma planta medicinal cujo nome científico é Uncaria tomentosa que possui propriedades diuréticas, antioxidantes, imunoestimulantes e depuradora, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de infecções, inflamações e para melhorar a atividade do sistema imune.
Chá de uxi amarelo e unha de gato Para ajudar a combater o ovário policístico os chás de uxi amarelo e unha de gato devem ser preparados separados, podendo tomar-se 2 xícaras de chá de uxi amarelo de manhã e 2 xícaras de chá de unha de gato à tarde.
Uxi Amarelo e Unha-de-Gato: os melhores amigos da mulher.
Uxi amarelo e unha de gato Segundo os nutrólogos, o chá de uxi amarelo e o chá de unha de gato formam um poderoso composto natural medicinal quando consumidos em conjunto, pois é capaz de potencializar as propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes de ambas as plantas.
- Uxi Amarelo Coloque 1 colher de sopa para 300ml de água, Leve ao fogo e aguarde levantar fervura. Desligue o fogo e aguarde por 10 minutos. Beber na parte da manha. - Unha de Gato Coloque 1 colher de sopa para 300ml de água, Leve ao fogo e aguarde levantar fervura.
Além disso, os chás de uxi-amarelo e unha-de-gato também possuem contra-indicações ao seu uso. O próprio estudo aponta que o chá afina o endométrio, dificultando a gravidez. Também está contra-indicado para as grávidas porque existe um efeito citotóxico no feto.
Coloque um saquinho em uma xícara de chá. Encha de água fervente e deixe em infusão, por aproximadamente, 3 minutos, até adquirir cor e sabor. Adoce a gosto.
Auxilia no tratamento de Ovários policísticos, cistos, infecção urinária, inflamação uterina, irregularidade menstrual, miomas. Tomar 2 colheres 3 vezes ao dia. Manhã, tarde e noite.
Uxi amarelo e unha de gato Segundo os nutrólogos, o chá de uxi amarelo e o chá de unha de gato formam um poderoso composto natural medicinal quando consumidos em conjunto, pois é capaz de potencializar as propriedades anti-inflamatórias e imunoestimulantes de ambas as plantas.