Onde tem curso de fitoterapia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Escolha entre um curso aberto e uma pós-graduação. Para quem já é profissional da área da saúde e deseja investir na área da fitoterapia, o melhor é procurar uma especialização ou uma pós-graduação stricto sensu. Para aprender o básico da fitoterapia, matricule-se em um curso introdutório aberto para o público geral.
O que aprende no curso de Fitoterapia?
De uma forma simples, a Fitoterapia representa a análise e o estudo da utilização de plantas com propriedades medicinais, seja na forma base delas — quando tiradas da natureza —, seja na forma de fitoterápicos — que são medicamentos feitos a partir delas e sem a adição de químicos.
O que estuda a Fitoterapia?
O termo Fitoterapia deriva do grego therapeia, tratamento, e phyton, vegetal, e diz respeito ao estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos.
O que faz um fitoterapeuta?
Em geral, o fitoterapeuta estuda e identifica elementos químicos de plantas medicinais, vegetais e fitoterápicos para entender suas características, potencialidades, limitações e efeitos no organismo, a fim de dar orientações sobre seu uso, riscos e benefícios, além de realizar sua prescrição de forma segura e ética, ...
O que Éfitoterapia?
fitoterapia é relativo a utilização de plantas para o tratamento de doenças. Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura, pomada, ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.
Quais os efeitos colaterais da Fitoterapia?
A utilização inadequada dos fitoterápicos, como a automedicação, pode trazer uma série de efeitos colaterais. Entre os principais problemas causados por seu uso indiscriminado e prolongado estão as reações alérgicas, os efeitos tóxicos graves em vários órgãos e mesmo o desenvolvimento de certos tipos de câncer.
Quais são os benefícios da fitoterapia?
Sendo assim, os benefícios da fitoterapia são referentes a melhora da saúde em geral e de doenças específicas, como, por exemplo:
Dislipidemias;
Ansiedade;
Hipertensão arterial;
Diabetes;
Obesidade;
Distúrbios gástricos;
Distúrbios intestinais.
Quando usar a Fitoterapia?
São indicados, por exemplo, para uso ginecológico, tratamento de queimaduras, auxiliares terapêuticos de gastrite e úlcera, além de medicamentos com indicação para artrite e osteoartrite.
O que se estuda em Fitoterapia?
O termo Fitoterapia deriva do grego therapeia, tratamento, e phyton, vegetal, e diz respeito ao estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos.