EQST

Onde Se Localiza A Zona De Kiesselbach?

Onde se localiza a zona de Kiesselbach?

Pequena área situada na porção anterior do septo nasal e que é muito rica em capilares.

O que é plexo de Kiesselbach?

Estudos indicam que em média 90% dos casos ocorrem na área anterior do septo nasal, conhecida como área de Little ou plexo de Kiesselbach, formado por ramos arteriais provenientes de ramos da artéria carótida interna e externa. Esses ramos são denominados: Artéria etmoidal anterior.

O que é tamponamento de epistaxe?

O tratamento da epistaxe segue uma escala ascendente: rinoscopia anterior com cauterização química ou elétrica, tamponamento nasal anterior, eletrocoagulação guiada por endoscópio nasal, tamponamento nasal posterior ou tratamento cirúrgico (embolização ou ligadura arterial) à medida em que os métodos mais simples ...

Quais os sintomas da epistaxe?

História e exame físico
  • sangramento com início nas narinas.
  • epistaxe recorrente.
  • desvio de septo.
  • taquicardia.
  • sangramento com início na garganta.
  • hipotensão.
  • síncope.
  • tonturas ou sensação de desfalecimento.
Mais itens...

O que é plexo de Woodruff?

Já o plexo de Woodruff localiza-se na região posterior da fossa nasal, junto à coana, e é origem da maior parte dos sangramentos posteriores4. Clinicamente, a epistaxe é classificada em anterior ou posterior, dependendo da origem do sangramento.

O que é o plexo Pterigoide?

O plexo venoso pterigóideo é um coletor venoso: Recolhe o sangue a partir da veia maxilar, incluindo a região dos dentes.

Qual o nome da região onde ocorre 90% a 95% das Epistaxes nasais?

Glândulas serosas estão presentes principalmente nas conchas superior e inferior e produzem o muco responsável pela proteção das mucosas. As causas de epistaxe podem ser várias, sendo a região anterior responsável por 90 a 95% dos casos.

O que é tamponamento nasal anterior?

Tamponamento anterior: - Gaze estéril impregnada com vaselina e antibiótico: a gaze é disposta em tiras ao longo da fossa nasal, em "pilha" ou "sanfona", até preencher por completo a fossa (introduzi-lo profundamente na fossa nasal, para que toda a mucosa seja pressionada, e não apenas a da região anterior do septo) – ...

Quais doenças causam epistaxe?

Causas sistêmicas
  • Aterosclerose dos vasos sanguíneos nasais.
  • Terapia anticoagulante.
  • Gestação.
  • Barotrauma.
  • Telangiectasia hemorrágica hereditária (doença de Rendu-Osler-Weber)
  • Discrasias sanguíneas (por exemplo, hemofilia, leucemia, linfomas)
  • Doença hepática.
  • Ruptura de aneurisma da artéria carótida interna.
Mais itens...

O que provoca a epistaxe?

As causas de epistaxe podem ser várias, sendo a região anterior responsável por 90 a 95% dos casos. As causas mais comuns de epistaxe são: iatrogênicas, uso de descongestionantes tópicos e devido a condições ambientais que propiciem ar seco.

Qual a diferença entre epistaxe e Rinorragia?

Hemorragia Nasal: é qualquer sangramento que se exterioriza pelas fossas nasais independente da origem (seios paranasais, rinofaringe, tuba auditiva etc). Epistaxe: é o sangramento que se origina da mucosa das fossas nasais.

Quais as veias que constituem o plexo Pterigóideo?

Plexo Pterigóideo drena a região irrigada pela artéria maxilar através das seguintes veias: - veias dos músculos da mastigação, veia infraorbital, veia esfenopalatina, veias palatinas, veia bucal, veia meníngea média, veias alveolares (v. alveolar superior posterior, v.

O que forma a veia Retromandibular?

A veia retromandibular (VRM) é formada pela junção das veias: Temporal Superficial e Maxilar no interior da glândula parótida, ao nível de colo da cabeça da mandíbula, constituindo a principal via de drenagem das regiões temporal, infratemporal e áreas profundas da face, como as cavidades nasal e oral.

O que são as conchas nasais?

Os cornetos nasais, também conhecidos como conchas nasais ou carne esponjosa, são estruturas presentes na cavidade nasal que têm como funções aquecer e umedecer o ar inspirado para que chegue nos pulmões.

Como fazer tamponamento nasal anterior?

Tamponamento anterior: - Gaze estéril impregnada com vaselina e antibiótico: a gaze é disposta em tiras ao longo da fossa nasal, em "pilha" ou "sanfona", até preencher por completo a fossa (introduzi-lo profundamente na fossa nasal, para que toda a mucosa seja pressionada, e não apenas a da região anterior do septo) – ...

O que é vasoconstritor nasal?

Vasoconstritores nasais de uso tópico são medicamentos utilizados no tratamento da congestão nasal para alívio de sintomas em resfriados, quadros alérgicos nasais e rinites.

O que é epistaxe quais suas principais causas?

A epistaxe é definida como um sangramento de origem na mucosa nasal e decorre de uma alteração da hemostasia normal do nariz. Esta hemostasia pode estar comprometida devido a anormalidades na mucosa nasal, a perda da integridade vascular ou a alterações de fatores de coagulação.

O que é epistaxe E o que fazer?

O sangramento do nariz, cientificamente chamado de epistaxe, é a saída de sangue pelo nariz e, na maioria dos casos, não é uma situação grave, podendo ocorrer ao cutucar o nariz, ao assoar o nariz com muita força ou após uma pancada no rosto, por exemplo.