O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas. No interior do núcleo é possível encontrar corpos os nucléolos, compostos proteicos, DNA, RNA e os genes nucleares, também denominados de código genético.
O núcleo armazena o material genético dos organismos eucariontes. O núcleo celular é extremamente importante para a célula, exercendo funções como: Controle das atividades celulares, estabelecendo quais e quando as proteínas serão produzidas.
Componentes do Núcleo O núcleo contém nucleoplasma, substância onde fica mergulhado o material genético e as estruturas que são importantes para que desempenhe suas funções, como os nucléolos. E também há a carioteca ou membrana celular, que delimita o núcleo e envolve o material genético.
Basicamente, ele é composto pela carioteca, cromatina, nucleoplasma e nucléolo. A carioteca delimita o núcleo separando-o do citoplasma e é formada por duas membranas biológicas. Assim como todas as membranas biológicas, elas exercem um controle sob o que entra e o que sai do núcleo.
O núcleo possui importante função para os seres vivos, pois contém os cromossomos que possuem os genes que transmitem nossas características aos nossos descendentes.
O núcleo celular é o centro de comando da célula pois é lá que está guardado todo o material genético da célula, o DNA, que possui todas as informações necessárias para controlar a célula e fazer toda a sua manutenção.
Devido ela ser muito pequena se torna invisível a olho nu... Podendo ser vista apenas com ajuda de um microscópio...
São exemplos de células que apresentam vários núcleos:
De uma maneira geral, cada célula apresenta apenas um núcleo, mas algumas podem ser multinucleadas, como é o caso das fibras musculares esqueléticas. Vale destacar ainda que algumas células não apresentam núcleo quando maduras (anucleadas), como é o caso dos eritrócitos. Não pare agora...
Células multinucleadas: células do músculo esquelético, neutrófilos, eosinófilos. Células anucleares: As hemácias.