Em uma das paredes da casita, a casa dos Madrigal, estão os retratos de todos os filhos e netos da Abuela no dia em que receberam seus dons. Nas fotos, a avó sempre aparece ao lado das crianças, à esquerda da imagem, segurando a vela com postura. Menos no retrato de Isabela, no qual a Abuela está abraçando a neta.
O também diretor acrescentou revelando que “nunca tivemos uma música reggaeton em um filme da Disney”, o que adiciona mais um diferencial à produção, além de um estilo ‘fora da curva do costumeiro’ e necessário.
Este é o primeiro filme musical composto por Lin-Manuel Miranda em que ele próprio não interpreta qualquer parte das músicas, seja como um personagem na tela (como em Hamilton e Em um Bairro de Nova York) ou como voz em uma animação (como em Moana e A Jornada de Vivo).
O sobrenome da família de Mirabel é Madrigal. Trata-se de uma palavra derivada do Latin “matricalis”, que significa “maternal”. O termo vem do período do Renascentismo, onde era originalmente o “cantus matricale”, uma composição musical de algumas vozes cantando juntas, sendo posteriormente adaptada para o italiano como “madrigale” e finalmente como “madrigal” para o resto da Europa, especialmente no Reino Unido, França e Espanha.
“Aquele trauma que se espalhou de geração em geração também atingiu Mirabel… A única diferença realmente é que Mirabel é um tipo diferente de personagem; alguém que não cresceu com o mesmo tipo de expectativas, porque a única coisa que se esperava dela como não mágica, era nada.”
Miércoles começa com o mesmo som de mierda, que seria uma palavra inapropriada para um filme como Encanto. Nos países onde o espanhol é a íngua oficial, algumas crianças dizem “mier…” e depois fazem uma pausa, como se estivessem prestes a xingar, mas terminam com “coles” em vez de “da”.
Inclusive, no teaser é possível ouvir um trecho da primeira canção inédita, chamada “Colombia, Mi Encanto”, interpretada pelo cantor, compositor e ator vencedor do Grammy, Carlos Vives. Confira!
A um dia da estreia, os diretores do 60º longa de animação da Disney, ‘Encanto’, falaram sobre a construção do filme e seus personagens. Em entrevista ao ScreenRant, Byron Howard e Jared Bush, de ‘Zootopia’, e Charise Castro Smith revelaram a base para o centro da história, que partiu de observações de suas próprias famílias e experiências.
Howard destacou ainda que “família não é família, a menos que haja conflito “, e isso os instigou a tornar o relacionamento de competição entre as irmãs ainda mais parecido com o real e, claro, de forma divertida.
No final da música “Não falamos do Bruno”, quando todos estão dançando ao redor de Mirabel, a personagem com um peixe no aquário é mostrada logo atrás de Isabela. Assim que a câmera vai girando e ela sai do quadro, a personagem é substituída por Dolores que segue dançando atrás de Isabela.
Na história, todos têm poderes, exceto Maribel. A protagonista procura não se deixar abater por ser diferente dos demais e tenta acreditar que também é especial da sua própria forma, mesmo quando os outros não acreditam. Quando descobre que a magia que cerca o “Encanto” está em perigo, Maribel decide que ela, a única sem dons extraordinários, pode ser a última esperança da sua família.
Durante a música “Não falamos do Bruno”, Dolores canta o seguinte: “Ele disse que o amor prometido está longe de mim e noivo de outra“. Isso revela que ela gosta de Mariano, o namorado da prima Isabela, o que acaba sendo confirmado no final do filme, onde Dolores e Mariano acabam juntos.
No entanto, ao contrário do país norte-americano, outras regiões e culturas incorporaram o consumo de café na vida de seus filhos desde pequenos, como é o caso da Colômbia, outros países da América do Sul e Europa, onde o café com leite pela manhã é tradicional para muitas crianças. Algumas ainda optam por abrir mão do leite e ir diretamente para o café puro.
O colete de Antonio tem animais costurados nele, referenciando sua habilidade de entender e se comunicar com os animais. Mirabel é mostrada com uma borboleta decorativa costurada em seu ombro direito, um símbolo da casa ou família.
O filme “Encanto” conta com a direção de Byron Howard e Jared Bush, que já trabalharam juntos em “Zootopia”, e é repleto de cores, danças e cenários que incorporam a cultura colombiana. Em relação à música, há grandes expectativas. O responsável pela trilha sonora é Lin-Manuel Miranda, que compôs as músicas do filme “Moana” e do musical “Hamilton”, por isso, espera-se que a nova produção também apresente sons de sucesso.
‘Encanto’, que estreia na quinta-feira (25) nos cinemas e 24 de dezembro no Disney+, conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel, que sem poderes se sente diferente do restante da família, principalmente pelas expectativas que os parentes colocam sobre o futuro da personagem.
Originalmente, o dom de Pepa daria a ela a característica de ser indestrutível, mas como era muito semelhante à força de Luisa, foi alterado para um clima afetado pela emoção.