Discurso é o conjunto de afirmações que, articuladas através da linguagem, expressam os valores e significados das diferentes instituições (religiosas, políticas, mercadológicas, educacionais, etc.). Texto é a realização verbal, não-verbal ou sincrética na qual se manifesta o discurso.
3. Por que a concepção naturalista (inatista, biologicista) diminui a importância do processo de ensino-aprendizagem? Porque, ao partir da compreensão de que a linguagem é inata, essa concepção considera que o desenvolvimento é espontâneo e, por isso, reduz a atividade pedagógica ao simples estímulo.
Avaliação de Pesquisa: Fundamentos Teóricos da Língua Portuguesa 1. Por que os textos comumente encontrados em cartilhas são inadequados para o ensino da língua escrita? Porque, nas cartilhas, empregam-se “pseudotextos”, os quais são estereotipados e praticamente sem sentido.
Conforme Travaglia (2000, p. 23) a respeito da linguagem como meio de interação: “O que o indivíduo faz ao usar a língua não é tão somente traduzir e exteriorizar um pensamento, ou transmitir informações a outrem, mas sim realizar ações, agir, atuar, sobre o interlocutor (ouvinte/leitor).
Daí resulta o conceito de interação verbal, segundo o qual o locutor sempre age sobre o interlocutor (avisa, confidencia, impressiona, dá a conhecer, etc.) e, por sua vez, orienta sua produção discursiva pela imagem que constrói do interlocutor antes e durante o processo de comunicação.
Interação imediata, ausência de interferências externas e utilização de signos não verbais.
É na escola que o falante aprende a ser escritor. E é a academia que possibilita ao profissional do futuro a aquisição de uma oratória que o prepara para a vivência da teoria em favor da prática, caminho que o leva ao sucesso, em busca da satisfação pessoal.
Animais se expressam por meio de gestos e sons, o que, para Vygotsky, não é exatamente comunicação, já que não existe a intenção explícita de se comunicar. A linguagem surge pela necessidade do ser humano de se comunicar com o outro para fortalecer o grupo e organizar o trabalho.
Resposta. A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.