As citações diretas curtas são pedaços copiados integralmente do texto original cuja extensão não ultrapassa três linhas. O tamanho é a principal característica desse tipo de citação. As citações diretas curtas devem fazer parte do texto. Ou seja, devem ser transcritas ao longo do texto e precisam estar entre aspas.
Quando usamos a citação direta curta, devemos referência-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraido.
Segue abaixo alguns exemplos de elementos de ligação que podem ser utilizados para citação da doutrina: 1 - Nesse sentido, necessário se faz mencionar o entendimento do ilustre FULANO DE TAL que preconiza, in verbis: (Transcrever o posicionamento do doutrinador).
Primeiro você precisa achar a ementa, que nada mais é do que um resumo dos pontos essenciais da decisão....Transcreva as seguintes informações:
Como visto, não é necessário decorar jurisprudência e nem tese de doutrina, mas sim ter disposição para pesquisar bons julgados – que realmente tenham nexo com o tema – e também bons argumentos oriundos de autoridades no assunto que você aborda na peça. Seja jurisprudência ou doutrina, jamais cite por citar.
In verbis é uma expressão em latim usada no contexto jurídico que significa "nestes termos" ou "nestas palavras". Normalmente esta expressão é usada para fazer uma transcrição textual de um artigo da lei ou das palavras que constituem uma decisão judicial.
A expressão em latim in verbis significa nestes termos. Trata-se de termo muito usado em petições, quando se quer reproduzir/transcrever, por exemplo, as palavras de algum doutrinador ou artigo de lei.
Utiliza-se para indicar que um texto foi transcrito fielmente. Pode-se também utilizar uma expressão de mesmo significado, ipsis verbis, que quer dizer "pelas mesmas palavras", "textualmente", ou, até mesmo, "tal e qual".
No caso do artigo, essa expressão que pode ser abreviada para “art.” ou “Art.”, ele sempre aparece junto a um número que informa o local da informação na lei. Para citar um artigo de lei também é necessário citar a lei em si, por isso, a formatação padrão para esses tipos de citações segue o mesmo modelo.