EQST

O Que Um Sistema Porta Renal Nas Aves?

O que é um sistema porta renal nas aves?

As aves domésticas apresentam este sistema, constituído pelas veias portais renais craniais e caudais, que conduzem sangue para a divisão cranial e para as divisões média e caudal dos rins, respectivamente (KING, 1986).

O que é sistema porta renal?

Sistema porta renal (arterial): Útil para filtrar, reabsorver e excretar substâncias do sangue na urina.

O que é sistema portal?

O sistema portal é constituído por uma rede de veias que drenam sangue de grande parte do sistema digestivo para o fígado. Segundo a clássica descrição, a veia porta é formada pela união das veias mesentérica superior e esplênica. A veia mesentérica inferior desemboca na veia esplênica.

Para que serve o sistema porta?

Sistema Porta: Sistema de vasos pelos quais o sangue, após percorrer uma rede capilar, é transportado através de um segundo grupo de capilares antes de retornar à circulação sistêmica. Pertence principalmente ao sistema porta hepático.

Como é feita a vascularização dos rins?

Vascularização. Os rins são supridos pela artéria renal, que se origina da aorta. A artéria renal divide-se no hilo em um ramo anterior e um ramo posterior. Estes, dividem-se em várias artérias segmentares que irão irrigar vários segmentos do rim.

O que é sistema da veia porta?

Quais são as funções da veia porta ? A função do sistema venoso portal hepático é o de receber todo o sangue proveniente do trato digestivo, do baço , do pâncreas e da vesícula biliar e transportá-lo para o fígado . Ou seja, o sangue que circula por ela está carregado de substâncias que foram ingeridas recentemente.

O que é a hipertensão portal?

A hipertensão portal é a elevação da pressão na veia portal. Ela é causada mais frequentemente por cirrose (em países desenvolvidos), por esquistossomíase (em áreas endêmicas) ou por alterações vasculares hepáticas. Como resultado, pode haver sangramento por varizes esofágicas e encefalopatia portossistêmica.

Qual é a função do sistema porta hepático?

A designação de sistema porta hepático é atribuída à veia porta e suas tributárias. É o maior sistema porta do corpo e transporta o sangue dos órgãos abdominais para o fígado.

Onde está localizado o sistema da veia porta Qual sua função?

Abdome: no abdome, há um sistema venoso muito importante que recolhe sangue das vísceras abdominais para transportá-lo ao fígado. É o sistema da veia porta. A veia porta é formada pela anastomose da veia esplênica (recolhe sangue do baço) com a veia mesentérica superior.

Qual a sequência da irrigação renal?

A irrigação do rim é feita através da artéria renal e a drenagem, pelas veias renais. As artérias renais têm origem na aorta abdominal e as veias renais transportam o sangue de volta até a veia cava inferior.

Quais as estruturas que reveste os rins?

O rim é envolvido mais externamente por uma cápsula, denominada cápsula verdadeira, uma membrana lisa aderida intimamente ao órgão. Externamente a essa cápsula, encontra-se a gordura perirrenal, formada por tecido adiposo.

O que é blastema metanéfrico?

É formado por duas porções de origem embriológica distinta. Assim é que ureter, bacinetes, cálices e ductos coletores derivam de um divertículo da porção caudal do ducto mesonéfrico. O restante do rim, constituído por nefros, origina-se da porção caudal do blastema nefrogênico que recebe o nome de blastema metanéfrico.

Como funciona o sistema da veia porta?

Sistema Porta: Sistema de vasos pelos quais o sangue, após percorrer uma rede capilar, é transportado através de um segundo grupo de capilares antes de retornar à circulação sistêmica. Pertence principalmente ao sistema porta hepático.

Qual é a função da veia porta?

A função é absorver todo o sangue do trato digestivo, baço, pâncreas e vesícula biliar, e transportá-lo para o fígado. Ou seja, o sangue que flui é preenchido com as substancias recentemente ingeridas. Embora seja um sistema formado por múltiplas veias tributárias, esse sistema porta oferece oxigênio para o fígado.

O que leva a hipertensão portal?

A hipertensão portal surge quando existe algum obstáculo à circulação de sangue nas veias do fígado. Por esse motivo, a causa mais frequente é a cirrose, uma condição na qual surgem cicatrizes no tecido do fígado, que dificultam não só o funcionamento do órgão, mas também a circulação de sangue.