Um placebo é elaborado para ter a aparência exata de um medicamento real, porém é composto por substâncias químicas inativas, como amido e açúcar. Atualmente, os placebos são utilizados apenas em estudos de pesquisa (consulte A ciência da medicina).
Como identificar se um remédio é falso ou não?
Um objetivo primário dos estudos não clínicos é descobrir a toxicidade nos órgãos alvo e, a partir desta informação, suspender o desenvolvimento do composto ou utilizar esta informação para monitorizar possíveis toxicidades em seres humanos.
Alguns autores consideram também o termo “ensaio clínico não controlado” para descrever um estudo em que todos os participantes recebem o fator de intervenção. Na verdade, este seria apenas um estudo des- critivo dos efeitos de uma intervenção num grupo.
Os ensaios toxicológicos pré-clínicos incluem estudos para avaliação de toxicidade geral (por dose única e repetida), genotoxicidade, carcinogenicidade, imunotoxicidade e toxicidade sobre a função reprodutora.
Os ensaios pré-clínicos são testes que avaliam o potencial efeito terapêutico (atividade farmacológica) de uma molécula candidata a ser um novo medicamento, ou de um antígeno a ser utilizado em uma nova vacina e que devem ser cuidadosamente realizados em modelos experimentais (animais) ou em testes in vitro antes de ...