EQST

O Que Terapia Transpessoal Sistmica?

O que é terapia transpessoal sistêmica?

O que é a Terapia Transpessoal Sistêmica (TTS)? É uma nova abordagem terapêutica organizada pelo Terapeuta Transpessoal Sistêmico Jordan Campos há 12 anos, que unificou as melhores escolas filosóficas, psicológicas e em uma metodologia de ação prática e profunda, de ação no tripé corpo, mente e espírito.

Qual a diferença entre Logoterapia e psicologia transpessoal?

A Logoterapia e Análise Existencial é um sistema teórico – prático criado pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro “Em Busca de Sentido” (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua ...

Para que serve a Logoterapia?

A Logoterapia é uma abordagem com foco no sentido da vida, é a “terapia da esperança”, a “psicoterapia das alturas”, e pode ser utilizada para promover saúde através de prevenção e manutenção desta, ou seja, o foco está na saúde e não na doença.

Como funciona a logo terapia?

Ela foca na ideia de que os seres humanos são motivados pela busca do significado pela vida e, que a falta de sentido é a principal fonte do estresse, bem como a ansiedade. Portanto, essa terapia pode ajudar os pacientes a alcançar esse significado.

Quais são as grandes forças da psicologia?

Como fruto desse começo, surgem as 3 grandes forças da psicologia: psicanálise, behaviorismo/comportamental e a humanista-existencial. Essas 3 forças são apenas o ponto de partida. Cada uma delas tem suas próprias ramificações, abordagens clínicas, foco de estudo e visão de ser humano.

Qual a primeira força da psicologia?

Consideramos a Psicologia uma ciência formada por quatro forças que entendem o homem. A 'Primeira Força', o Behaviorismo ou Psicologia Comportamental, tem por objeto de estudo as relações entre os estímulos e as respostas do sujeito. ... A 'Segunda Força' é a Psicanálise e todo o movimento psicanalítico.

Quais as principais características da abordagem humanista?

Abordagem humanista. Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como o principal elaborador do conhecimento humano. Da ênfase ao crescimento que dela se resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, na sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.

O que é ser uma pessoa Humanista?

Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.

Quais são os fundamentos filosóficos da Psicologia Humanista?

Baseando-se no existencialismo enquanto construto teórico e na fenomenologia enquanto alicerce prático, a psicologia humanista aborda temáticas diversas, primando pela visão positiva sobre o ser humano, dando mais ênfase ao estudo das capacidades e potencialidades do indivíduo acometido de alguma patologia, do que à ...

Qual a diferença entre a teoria fenomenológica e existencialista?

"O existencialismo (...) centra sua reflexão sobre a existência humana considerada em seu aspecto particular, individual e concreto." Fenomenologia é um método, ou melhor, uma atitude sobre como conhecemos ou entendemos as pessoas subjetivamente em seus modos de ser.

O que significa o existencialismo é um humanismo?

O existencialismo é um humanismo, afirma Sartre, pelo simples fato de que o homem está constantemente fora de si mesmo, é projetando-se e perdendo-se fora de si que ele faz existir o homem e, por outro lado, é perseguindo fins transcendentes que ele pode existir.

Qual é o objetivo do existencialismo?

O foco do Existencialismo é a questão da existência humana e o sentimento de que não há propósito ou explicação no cerne da existência. O Existencialismo acredita que os indivíduos têm total liberdade e que devem assumir responsabilidade pessoal.

Qual a base de pensamento é de verdade da corrente existencialista?

Para Jean-Paul Sartre (1905-1980), a idéia central de todo pensamento existencialista é que a existência precede a essência. Não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem e portanto não existe nenhuma natureza humana fixa a que o homem deva respeitar.

O que é uma crise existencial?

As crises existenciais são períodos de instabilidade emocional que podem ocorrer em qualquer momento da vida. Elas se caracterizam, principalmente, por conflitos internos carregados de dúvidas, melancolia e solidão.

Porque Kierkegaard é considerado o pai do existencialismo?

Considerado o “Pai do Existencialismo”, Sören Kierkegaard (1813-1855) foi um filósofo dinamarquês. ... Da mesma maneira que outros existencialistas, Kierkegaard focou na preocupação pelo indivíduo e pela responsabilidade pessoal. Segundo ele: “Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se.”