A célula animal é eucariótica e constituída basicamente de membrana celular, citoplasma e núcleo. Possui semelhanças com a célula vegetal, mas diferem em importantes aspectos. Todos os seres vivos são constituídos por células, que podem diferenciar-se de um grupo para outro.
Tanto as células vegetais como as animais são eucarióticas. É por isso elas apresentam várias características em comum, como a presença de uma membrana celular e de organelas como o núcleo, as mitocôndrias e o retículo endoplasmático. Um ou mais vacúolos pequenos (muito menores que as células vegetais).
O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo). A quantidade de gordura difere nas partes do corpo.
Os adipócitos são células que armazenam gordura e formam o tecido adiposo. A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas.
O tecido adiposo é constituído predominantemente por células adiposas, ou adipócitos, envoltas por uma lâmina basal e fibras reticulares.
Esses são os dois tipos de tecido adiposo: