A solução supersaturada é instável e a mínima perturbação do sistema faz com que ela se torne uma solução saturada com a presença de precipitado. Exemplo: A solução supersaturada pode ser preparada da seguinte forma: Dissolvem-se 39,0 g de NaCl em 100 g de H2O a 100ºC, obtendo-se assim uma solução insaturada.
As soluções estudadas em Química são misturas homogêneas (que apresentam uma única fase) de duas ou mais substâncias, sendo que a substância que se dissolve é chamada de soluto e a que dissolve a outra é o solvente.
Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.
Soluções Reais: É definida como sendo aquela em que a fugacidade (tendência ao escape) de cada componente é proporcional à sua fração molar, independente das frações molares dos demais componentes, em todo o intervalo de composição a T e P constantes.
Resposta: Soluções são misturas homogêneas compostas por um ou mais solutos diferentes dissolvidos em um solvente.
solução é qualquer mistura homogênea, por exemplo:
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias, elas podem ser classificadas adotando os seguintes critérios: Estado de agregação, Razão soluto/solvente e Natureza das partículas dispersas. Estado de agregação: quanto a este aspecto, as soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas.
Os componentes de uma solução são o soluto e o solvente. O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve. As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas. A sua formação depende de dois constituintes principais, o soluto e o solvente.
Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias diferentes e que apresenta uma única fase. Sobre os componentes de uma solução existem o soluto e o solvente. ... Exemplo: ao misturarmos sal em água, o soluto será o sal (cloreto de sódio – NaCl) e a água será o solvente.
Uma suspensão ideal tem como características a diminuição da velocidade de separação, a formulação deve ser elaborada de modo que após o processo de agitação ocorra a dispersão da fase sólida na líquida de maneira fácil e que o processo de sedimentação ocorra lentamente, permitindo que haja tempo suficiente para a ...
*Suspensões: são sistemas heterogêneos, nos quais, mesmo a olho nu, é possível visualizar suas partículas. Alguns exemplos são: areia na água, argila na água, leite de magnésia e calamina.
SUSPENSÕES São formas farmacêuticas líquidas constituídas de duas fases: uma interna sólida (descontinua ou dispersa) e outra externa, líquida (contínua ou dispersante). A fase dispersa é insolúvel na fase liquida, mas, através de agitação podem ser facilmente suspensas.
SUSPENSÃO. As suspensões são preparações em que as substâncias químicas não estão totalmente dissolvidas no meio líquido.
Formas farmacêuticas são as diferentes formas físicas nas quais os medicamentos podem ser apresentados: comprimidos, cápsulas, xaropes, entre outros.
As formas líquidas são as soluções, xaropes, elixires, suspensões, emulsões, injetáveis, tinturas e extratos. As formas gasosas são os aerossóis (sprays). Já as formas semi-sólidas são os géis, loções, ungüentos, linimentos, ceratos, pastas, cremes e pomadas.
As principais vantagens das preparações líquidas são a facilidade na administração, a rápida absorção e a facilidade para o ajuste de dose.
Dose Máxima: É a maior quantidade de uma droga capaz de produzir efeitos terapêuticos. Dose Mínima: É a menor quantidade de uma droga capaz de produzir efeitos terapêuticos. Dose tóxica: É a maior quantidade de uma droga que causa efeitos adversos. Posologia: É o estudo das doses.
o Suspensões: formas farmacêuticas líquidas contendo um ou mais princípios ativos insolúveis no veículo.
A escolha da forma farmacêutica depende principalmente:
Quais são as formas farmacêuticas mais comuns de medicações?
Esterilidade Esterilidade é a ausência de micro-organismos viáveis. São todas as substâncias adicionadas ao produto com a finalidade de melhorar a sua estabilidade ou sua aceitação como forma farmacêutica.