Os movimentos separatistas no Brasil são mobilizações que pregam o independentismo de certos territórios brasileiros, geralmente baseados no conceito de autodeterminação dos povos. Suas motivações podem ser religiosas, políticas, culturais ou econômicas.
Rebeliões ou revoltas nativistas, estão voltadas mais a um contexto local, afim de resolver um problema da região. Já os separatista, está em âmbito nacional.
Entre as maiores rebeliões nativistas destacamos a Revolta de Beckman (1684), a Guerra dos Emboabas (1708), a Guerra dos Mascates (1710) e a Revolta de Filipe dos Santos (1720).
Os chamados movimentos nativistas constituíram-se em revoltas isoladas ocorridas na então colônia portuguesa do Brasil, em finais do século XVIII, em que se amiudaram as situações de conflito entre os "filhos da terra" e os chamados "reinóis" (imigrantes portugueses), e que compõem um quadro que faz parte do sentimento ...
1 - As maiores motivações para as revoltas que ocorreram na América Portuguesa foram as políticas das metrópoles que eram adicionadas para a colônia. Existiam diversos interesses em relação aos colonos como as disputas de terras, os enfrentamento de potentados e as reações políticas quanto as câmaras.
1) Os motivos da imigração geralmente se relacionam com grandes conflitos presentes nos países dos imigrantes, que os levam a buscar melhores condições de vida em países mais desenvolvidos. ... 4) Os imigrantes internacionais buscam, basicamente, melhores condições de vida.
Verificado por especialistas. As semelhanças entre as revoltas na América portuguesa e as ocorridas na América Espanhola são dadas pois ambas foram colonizadas praticamente da mesma maneira, o que gerou muitos anos depois uma grande revolta do povo contra seus opressores.
Resposta. Resposta: As idéias do Iluminismo foram as principais influências para as colônias americanas se tornarem uma só nação. Alguns dos líderes da Revolução Americana foram influenciados pelas idéias iluministas que são a liberdade de expressão, a igualdade, a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa.