Igualar as possibilidades de aprendizado de todos os estudantes, desde as crianças até adultos, em um só ambiente é um dos principais objetivos da educação inclusiva. Embora o que vem à mente seja, inicialmente, o ensino de pessoas que apresentam necessidades especiais, como algum tipo de deficiência, o conceito vai muito além.
Princípios da educação inclusiva
Então, a educação desses estudantes com NEE precisa encontrar maneiras de integrar estas pessoas às atividades escolares de forma plena e sempre respeitando as suas individualidades.
Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.
Educadores em geral precisam ter uma excelente qualificação para dar conta da rotina com os alunos regulares.
Educação inclusiva: o que é?
Cada indivíduo possui sua própria história, cultura, peculiaridades e capacidade física e intelectual. Portanto, com a inclusão, todos os estudantes têm a oportunidade de aprender, interagir e socializar em comunidade. Independentemente de suas limitações e particularidades.
Limitações do funcionamento intelectual, dificuldades de aprendizagem, além de problemas em tarefas comunicativas, relacionadas ao cuidado pessoal e de relacionamento social podem ser sinais de déficit intelectual.
O TDAH é caracterizado pela falta de atenção, inquietação e impulsividade dos indivíduos que têm o transtorno neurológico, cujas causas são genéticas.
Perguntas frequentes sobre educação inclusiva
Por isso, incluir é reconhecer a diversidade de aprendizado e, portanto, ser incansável na busca de alternativas que favoreçam o aprender de múltiplas formas.
Por isso, a falta de materiais e instrumentos indispensáveis à plena realização da educação inclusiva pode significar um verdadeiro desafio a ser enfrentado pelas instituições de ensino.
Para identificar a necessidade de uma educação com viés inclusivo, é necessário avaliar se o aluno tem alguma das necessidades especiais de ensino, como deficiências físicas, motoras e de aprendizado.
As escolas regulares são as que hoje devem receber todos os alunos, independente da deficiência, promovendo a integração e proporcionando a eles um ambiente de convívio diverso.
“Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito”.
Quais são as práticas inclusivas?
Já em 2003, o MEC oficialmente implementou o Programa Educação Inclusiva.
Nesse sentido, a educação com viés inclusivo deve compreender as necessidades educacionais especiais do aluno disléxico buscando métodos para compensar as suas dificuldades.
Então, a escola precisa ter educadores devidamente qualificados e um ambiente escolar que permita o fácil acesso aos recursos – tanto pedagógicos quanto físicos – da instituição de ensino.
Educação inclusiva no Brasil: quais são os desafios enfrentados?
No fundo, temem que seus filhos sejam vítimas de bullying, rejeição e até abusos, o que se esperaria de um ambiente não seguro e pouco preparado para acolher as necessidades de seus filhos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desafios e oportunidades
O Senac SC está atento a estes novos paradigmas da educação e já consolida uma série de práticas concretas com este propósito. Foi desenvolvido, por exemplo, o “Projeto Senac de Educação Inclusiva”, que tem como objetivo nortear as ações voltadas a essa temática. Tais como capacitações, elaboração de materiais internos de orientação como o “Guia Senac de Humanização”. Além disso, foi instituído no calendário educacional os eventos “Semana de Ação pela Educação Inclusiva” e “Semana de Combate ao Bullying”.
Para especialistas, ela é um déficit no processamento fonológico.
Dessa forma, as necessidades relacionadas à audição precisam ser entendidas em suas particularidades para que, então, a educação possa elaborar estratégias de inclusão, como o uso de Libras.
O recomendado é que a rede de apoio da escola seja formada também por outros profissionais fora da área pedagógica, como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e médicos.
Naquele ano, o Plano Nacional de Educação (PNE) destacou que “o grande avanço que a década da educação deveria produzir seria a construção de uma escola inclusiva que garanta o atendimento à diversidade humana”.
Quais são as estratégias pedagógicas?
As estratégias pedagógicas correspondem aos diversos procedimentos planejados e implementados por educadores com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino. Elas envolvem métodos, técnicas e práticas explorados como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento.
Qual é o papel do professor na educação especial?
O papel do professor é poder enxergar em cada aluno o potencial que ele tem e assim trabalhá-lo. ... Assim como as limitações devem ser reconhecidas e abordadas com conhecimentos adequados para que o aluno não desista desenvolva sua aprendizagem.
Qual deve ser a formação do professor de educação especial?
Conforme a Política, “para atuar na educação especial o professor deve ter como base da sua formação inicial e con- tinuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e co- nhecimentos específicos da área”.
Quais são as práticas inclusivas?
Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos. A educação inclusiva diz respeito a todos.
O que são as práticas pedagógicas?
As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...
O que é ser um professor inclusivo?
Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.
Como o docente pode auxiliar no processo de inclusão?
Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente. Dessa forma, esse aluno pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas, podendo usufruir de seus direitos.
Quem pode dar aula para alunos de educação especial?
Professores criativos ou que já tenham experiência com inclusão de crianças com deficiência no contexto dos ensinos fundamental e médio podem ser bons parceiros. Outra estratégia pode ser estabelecer parcerias com unidades escolares que ofereçam o atendimento educacional especializado (AEE).
Qual é a formação do professor da educação básica para trabalhar com alunos com deficiência?
A Lei de diretrizes e bases (LDB) de 1996 , ao definir o que os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes com deficiência, aponta uma diretriz para a formação docente: “professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular, ...
O que é prática inclusiva?
O programa de educação inclusiva tem como objetivo colocar em prática uma nova definição, tornando a educação capaz de acolher todo indivíduo, independente das diferenças, eliminando os preconceitos existentes entre os diversos povos e culturas.
Quais são as práticas de uma escola inclusiva?
6 práticas inclusivas para aplicar em sua escola
A educação inclusiva deve fazer parte do dia a dia escolar. ...
Dentro da sala de aula: respeite os diferentes ritmos de aprendizado. ...
Capacite os educadores e coordenadores de sua escola. ...
Foque nas competências e não nas dificuldades dos estudantes.
Mais itens...•6 de jun. de 2020
Como fazer práticas pedagógicas?
Confira 8 práticas pedagógicas para melhorar o desempenho escolar de seus alunos
Favoreça o protagonismo do estudante. ...
Valorize o aluno e suas intervenções. ...
Invista em uma didática social e empática. ...
Dê uma outra significação ao erro. ...
Estimule as discussões em grupo. ...
Crie uma sala de aula segura e livre.
Mais itens...•6 de mar. de 2020
Como ser um bom professor inclusivo?
Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.