A ocorrência de distensão gasosa no intestino com formação de níveis hidroaéreos sugere obstrução intestinal. Tipicamente, os níveis hidroaéreos, quando em diferentes valores em um mesmo segmento, podem indicar obstrução intestinal mecânica (Fig. 46.
O tratamento da síndrome de Chilaiditi é normalmente conservador, incluindo perda de peso, controle de aerofagia e ascite, e mudança de decúbito. Raramente pode ser necessária abordagem cirúrgica com ressecção ou, mais comum, fixação da víscera interposta.
Em casos mais graves, o inchaço abdominal pode surgir como sintoma de ascite, insuficiência renal aguda, insuficiência cardíaca, câncer de ovário, doença celíaca, intolerância ao glúten, doença hepática e insuficiência pancreática.
5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL
Comer mais fibras, frutas e verduras, pois melhoram o funcionamento do intestino, evitando não só a prisão de ventre, mas também o estômago alto. Comer devagar e mastigar várias vezes, evitando falar enquanto se come para não haver deglutição de ar; Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
obesidade: o acúmulo de gordura abdominal disfarça o crescimento da barriga característica de grávida; gravidez de gêmeos ou múltipla: a barriga também pode aparecer antes quando a gravidez é gemelar.
Deixar de fumar, seguir uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos com moderação são algumas das recomendações enquanto o bebê está na barriga. E para as futuras mamães que estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade, é preciso saber como perder peso durante a gravidez.