As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana.
As megacidades correspondem às áreas urbanas com a maior quantidade de habitantes no planeta, o que gera uma série de problemas e desafios. ... A maior megacidade brasileira é a cidade de São Paulo, que reúne em sua região metropolitana uma população superior aos 20 milhões de habitantes, o que a torna a maior do país.
Em outras palavras, é nas cidades globais que economia global é administrada e planejada, sendo, portanto, sede do poder. Vale lembrar que uma cidade pode ser global ao mesmo tempo que é considerada uma megacidade, por exemplo, Tóquio, São Paulo e Nova York.
- O aumento da população nas grandes cidades está associado ao êxodo rural, ou seja, ao fato de a população deixar a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos. - O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo.
O Brasil é considerado um país urbano porque a maioria da população está concentrada nos centros urbanos (cidades).
Somente na segunda metade do século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado.
Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.