Ações irracionais Ação social tradicional: O indivíduo pauta suas ações de acordo com as tradições, vivências e costumes da sociedade da qual faz parte. São consideradas irracionais pois o indivíduo está sujeito a costumes que já fazem parte da sociedade em que ele vive.
Na Sociologia, a ação social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade, e tem como objetivo principal uma intenção, a qual é orientada para o alter (outro).
No entender de Émile Durkheim a ação social tem a sua origem no exterior do indivíduo pois resulta das pressões externas que se lhe impõem. ... O carácter real e objetivo dos factos sociais - definidos por Durkheim como o objeto da sociologia - torna a ação social independente da subjetividade individual.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o individuo faz, orientando-se pelo ação dos outros. Só existe ação social, quando o individuo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Ação Social: Ação que busca eliminar as causas das necessidades humanas. Fé e obras se complementam inseparavelmente na vida daquele que vive para Jesus. ... A missão assistencial da Igreja no mundo é a continuação da obra iniciada por Jesus.
Ação ou responsabilidade social nada mais é do que fazer a sua parte dentro da sociedade. Essas atitudes podem ser colocadas em prática de diversas maneiras, desde que visem colaborar com comunidades e pessoas menos favorecidas. O retorno dessas ações é a formação de cidadãos comprometidos com o mundo ao seu redor.
Enquanto Emile Durkheim priorizou a sociedade na análise dos fenômenos sociais, considerando-a externa aos indivíduos e determinadora de suas ações, Max Weber entendia ser preponderante o papel dos atores sociais e as suas ações. Weber entendia a sociedade como o conjunto das interações sociais.