A amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW), representa, no hemograma automatizado, a presença de anisocitose ou variação do tamanho dos eritrócitos, que pode ocorrer por causas variadas, desde anemias até a presença de doenças crônicas, leucemias e uso de medicamentos.
O que são VCM, HCM, CHCM e RDW? O volume globular médio (VGM) ou volume corpuscular médio (VCM), mede o tamanho das hemácias. Um VCM elevado indica hemácias macrocíticas, ou seja, hemácias grandes. VCM reduzidos indicam hemácias microcíticas, isto é, de tamanho diminuído.
– Cálculos para transfusões: 5 a 10ml/kg até 20 a 30 ml/kg em casos mais graves. – Pode ser necessário repetir transfusões de PFC a cada 8 ou 12 h. – Em cães normovolêmicos, a velocidade pode ser de 5 a 10 ml/kg/h durante 2 a 4 h.
“Basicamente, a transfusão de sangue em cães é necessária quando o animal apresenta um quadro de anemia grave ou como suporte para alguma cirurgia onde há grande perda de sangue. A anemia em cachorros pode ocorrer por vários fatores, como doenças infecciosas ou hemorragias devido a traumas.
Um cão que pese 30 kg, por exemplo, tem 2,1 litros de sangue e pode doar até 525 ml. Uma bolsa de sangue tem capacidade para 500 ml. Em gatos, cerca de 4% do peso é atribuído ao volume sanguíneo, portanto, um gato de 5 kg poderia doar 50 ml de sangue.
2 litros
*Uma pessoa com 70 kg tem aproximadamente 5 litros de sangue. Isto porque um adulto possui cerca de 7 ml de sangue para cada quilo de peso.