substantivo masculino Lagarto que vive nas regiões quentes e se caracteriza pela estatura reduzida, dedos adesivos e língua curta, também chamado osga.
Significado de Locusta substantivo feminino Grande gafanhoto do gênero Locusta, com uma única espécie, largamente conhecido por destruir plantas e plantações; gafanhoto-do-deserto. ... Do latim Locusta, locusta.ae, "gafanhoto, lagosta".
Somente a locusta e o gafanhoto correspondem ao mesmo tipo de inseto. Eles pertencem à ordem Orthoptera, que inclui ainda esperanças, grilos e, para alguns especialistas, os bichos-pau. Chamados de fitófagos, por se alimentarem de plantas, são muito nocivos à vegetação.
Sebes é o plural de sebe. O mesmo que: cercas, vedações.
Significado de Vereda substantivo feminino Caminho apertado (desprovido de espaço); sendeiro. Caminho alternativo através do qual se consegue chegar mais rápido a um determinado local; atalho. Terreno alagadiço ou brejo, normalmente localizado perto da encosta de um rio e encoberto por uma vegetação rasteira.
As veredas são caracterizadas pelos terrenos úmidos e estáveis que mantém a umidade nas camadas mais superficiais do solo, garantindo a sua hidratação mesmo em épocas de seca. Elas surgem nos afloramentos dos lençóis freáticos, onde se formam as nascentes.
As veredas são comumente encontradas nos estados de Minas Gerais, Bahia e na Região Centro-Oeste.
As veredas tem um papel fundamental no equilíbrio hidrológico do Cerrado, pois constituem um sistema represador de água na chapada. Isto é de extrema importância para manter os solos úmidos, mesmo em períodos mais ecos.
As veredas, um frágil "oásis" do bioma Cerrado, agonizam devido ao avanço das pastagens de gado, assoreamento, queimadas, desmatamento para a produção agrícola e de carvão e abertura indiscriminada de poços artesianos e de estradas vicinais.
O Bioma Cerrado abrange todo território de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, além de parte dos territórios da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo.
floresta tropical, mata atlantica, cerrado, pampas, pantanal e caatinga.
A seguir, apresentamos uma lista dos problemas mais comuns enfrentados pelos biomas brasileiros, bem como as possíveis soluções para torná-los mais protegidos e sustentáveis.
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra).
A expansão da monocultura da soja e a pecuária extensiva removeram a vegetação nativa do cerrado em grande parte da região, constituindo o desmatamento e a destruição dos mananciais como os principais problemas ambientais desta região.
Sua população acresceu muito nos últimos 50 anos e, na maior parte dos casos, ocupou o território de forma desordenada. Os problemas mais comuns são poluição d'água, redução da quantidade e qualidade da água para abastecimento, degradação dos solos e, consequentemente, perda da qualidade ambiental.