EQST

O Que Significa A Palavra Convecço?

O que significa a palavra convecção?

Convecção: é a transferência de calor que ocorre em fluidos que apresentam diferenças de temperatura em seu conteúdo. Quando é fornecido calor a um fluido, formam-se correntes convectivas, que transmitem o calor até que todo o fluido entre em equilíbrio térmico.

O que é a convecção térmica?

A convecção térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre nos líquidos e gases. Ela recebe esse nome pois a transmissão do calor acontece por meio das correntes de convecção circulares que se formam por conta da diferente de densidade entre os fluidos.

Quais os tipos de convecção?

Tanto os tipos de convecção, forçada e natural, podem ocorrer em conjunto (neste caso sendo denominada convecção mista). Transferência convectiva de calor é um mecanismo de transferência de calor ocorrendo por causa do movimento de massa (movimento observável) de fluidos (ver convecção para detalhes do conceito).

Qual a definição de irradiação?

Enquanto a palavra radiação refere-se à energia que é emitida na forma de ondas eletromagnéticas, a irradiação refere-se à exposição a essa radiação. Por exemplo: a radiação solar irradia o planeta Terra, provendo-lhe de energia em forma de calor e luz visível.

Onde ocorre a irradiação?

A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante. Enquanto a condução e a convecção ocorrem somente em meios materiais, a irradiação ocorre também no vácuo. ... O calor de uma fogueira é transmitido, principalmente, por irradiação.

Para que serve a irradiação?

As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes. ... Importante: o método não torna o alimento radioativo.

Quais as vantagens da irradiação de alimentos?

As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.

Como ocorre o processo de irradiação de alimentos?

Essa técnica consiste na exposição do alimento a quantidades intermediárias de radiação (entre 1 e 10 kGy). A radiciação promove a redução da carga microbiana de fungos e bactérias, melhorando a qualidade higiênico-sanitária do alimento e promovendo, por consequência, a extensão da vida útil em algumas semanas.

Quais os tipos de irradiação de alimentos?

O tipo de irradiação de interesse na conservação de alimentos é a eletromagnética. O espectro eletromagnético de interesse na conservação de alimentos pode ser dividido da seguinte forma: micro-ondas, radiação ultravioleta, raios X e radiação gama.

Quais os tipos de irradiação?

Existem dois tipos de radiação, a não ionizante (que emite um baixo índice energético) e a radiação ionizante (cujo alto teor de energia é capaz de arrancar elétrons do átomo do qual pertencem). A única diferença existente entre a radiação e a luz é apenas a frequência com que ocorre a radiação nos corpos.

Em que alimentos não se pode utilizar o processo de irradiação para conservação?

Em que alimentos NÃO é possível utilizar o processo de irradiação para conservação dos alimentos? Resposta Selecionada: b. Nos iogurtes e leites fermentados.

Como pode ser descrito a aplicação de irradiação em alimentos?

Na realidade, a irradiação aplicada a alimentos é um processo de “pasteurização” a frio que visa aumentar sua vida de prateleira. esta técnica pode ser utilizada para destruir insetos, microrganismos patogênicos, fungos e leveduras especialmente em alimentos que são consumidos crus ou parcialmente processados.

Quais as desvantagens do uso da radiação?

Apesar de todas suas utilidades, a radioatividade possui muitas desvantagens. O alto poder de contaminação dos resíduos nucleares implica cuidados muito específicos que, se não cumpridos, podem causar danos graves a população e ao meio ambiente local, afetando-os por gerações.

Qual resolução brasileira responsável pelos critérios de radiação permitidos em alimentos?

Resolução RDC nº 21, de 26 de janeiro de 2001. Aprova o Regulamento Técnico para Irradiação de Alimentos.

Qual o objetivo dos astronautas e pacientes internos consumirem alimentos irradiados?

A irradiação ajuda a reduzir essas perdas e também reduz a dependência de pesticidas químicos, alguns deles extremamente nocivos para o meio ambiente (ex. metilbrometo). Entre os alimentos submetidos a esse processo estão as frutas, vegetais, temperos, grãos, frutos do mar, carne e aves.

O que é a irradiação de alimentos?

Irradiação de alimentos é o processo de exposição de alimentos à radiação ionizante para destruir microorganismos, bactérias, vírus ou insetos que possam estar presentes nos alimentos. Comida irradiada não se torna radioativa, mas em alguns casos pode haver sutis mudanças químicas.

Qual a diferença entre alimentos radioativos e alimentos irradiados?

A diferença entre contaminação radioativa e irradiação é que, na primeira, absorve-se o material radioativo, já na segunda há exposição à radiação, que pode ser a distância. ... A contaminação radioativa acontece quando um material radioativo é absorvido pelo corpo de um indivíduo.

Porque irradiar alimentos?

Dentre as principais vantagens de expor alimentos à radiação gama está o controle de patógenos e pragas. Isso garante uma maior resistência a senescência (apodrecimento).

Qual a diferença entre contaminação e exposição?

Para que uma pessoa seja contaminada, o material radioativo deve entrar em contato com ou penetrar o corpo. Quando uma pessoa é exposta a certos tipos de radiação, essa energia pode penetrar o corpo. Quando uma pessoa faz uma radiografia, ela é exposta à radiação, mas não é contaminada.

O que é uma contaminação radioativa?

Contaminação radioativa é o contato e a retenção de material radioativo, geralmente em forma de líquido ou poeira. Pode acontecer por meio da inalação, da ingestão ou da penetração através da pele ou de algum ferimento específico. Essa contaminação pode ser do tipo: externa ou interna.

Como evitar a contaminação por radiação?

Como se proteger: a melhor maneira de se proteger da radiação ultravioleta é usar protetor solar diário com mínimo de fator de proteção 30, usar chapéus para proteger o rosto dos raios ultravioletas e evitar a realização de bronzeamento artificial.

Como é feita a descontaminação radioativa?

Descontaminação de pessoas que entram em contato com a radioatividade. A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o grau da contaminação. Se a contaminação não for alta, a pessoa passa primeiramente por um processo de lavagem com água, sabão e vinagre.

Quais os efeitos da radiação no corpo humano?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

Qual os efeitos da radiação no corpo humano?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.