O repertório sociocultural nada mais é do que seus conhecimentos, referências e visão de mundo obtidos por meio de diversos campos do conhecimento e experiências de vida. Esses conhecimentos não precisam ser, necessariamente, aprofundados. Muitos deles são absorvidos naturalmente na vida cotidiana.
Concepção que afirma que a tomada de consciência dos conceitos científicos ocorre a partir do estabelecimento de uma relação de biunivocidade entre o conjunto de Metáforas Conceptuais existentes no mapa mental de um indivíduo, com o seu repertório linguístico.
Quando você conversa com um amigo e ele não entende o que você está dizendo, ambos estão diante de um problema de comunicação. Uma das chaves para contornar esse problema se chama repertório. ... O repertório a que me refiro é o conjunto de experiências de vida que cada um de nós possui.
As variações linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia. Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, entre outros.
Explicação: repertório é um conjunto de peças que um grupo artístico ensaia e prepara para demonstrar ou representar diante do público alvo.
Resposta: Trata-se do conjunto de peças que um grupo artístico ensaia e prepara para executar ou representar diante do público.
Resposta. Resposta: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural” é assim que a Base Nacional Comum Curricular específica a competência que ficou conhecida como “repertório cultural.
O que é repertório cultural? ... De acordo com ela, isso significa valorizar e participar das diversas manifestações artísticas e culturais, sejam elas do contexto local ou mundial, e também vivenciar práticas relacionadas a arte e cultura.
Entre as atividades desenvolvidas pela escola que contribuem com a formação do repertório cultural, podemos citar:
Aquele repertório precisa ter uma função clara no texto. E, segundo o professor, precisa ser algo objetivo. “Ele não pode ser o cerne da argumentação, mas um instrumento em prol da contextualização”. Com isso em mente, não se esqueça também de dar os créditos de maneira correta.
Os elementos de repertórios são legitimados pelas áreas do conhecimento, portanto tudo o que for mencionado no seu texto e acompanhado por fonte já é considerado legitimado, garantindo que seu texto possui uma das características fundamentais exigidas pelas competências.
De forma prática, para ampliar o repertório cultural dos alunos, devem ser propostas atividades que contemplem a cultura de modo geral, como:
O que a BNCC diz Essa competência estabelece como fundamental que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância das mais diversas manifestações artísticas e culturais. E acrescenta que eles devem ser participativos, sendo capazes de se expressar e atuar por meio das artes.
A terceira competência geral da BNCC prevê que os estudantes devem aprender a valorizar, fruir e produzir manifestações artísticas e culturais diversas. O contato com a arte e a cultura desenvolve a sensibilidade e o senso estético, além de apoiar a construção da identidade e o respeito à diversidade.
Dentre elas, a Comunicação estabelece a utilização de diferentes linguagem, tanto verbais, como corporal, visual, sonora e digital. Além delas, a linguagem artística, matemática e científica são englobadas na expressão individual e para compartilhamento de informações e sentimentos.
A educação cultural consiste na capacidade de reflexão. Na educação cultural, as crianças e os jovens aprendem a refletir sobre a sua própria cultura, a cultura dos outros e a cultura em geral.
Para Forquin (1993) a relação entre cultura e educação é imprescindível, sendo uma dependente da outra. ... Ela transmite algo da cultura, ou seja, apenas alguns elementos, provenientes de épocas e fontes diversas, como por exemplo, a cultura do jogo, presente desde os primórdios na cultura brasileira.