A Puericultura leve, são os produtos, utilizados para facilitar o conforto e desenvolvimento do bebê nos primeiros anos de vida. Estes produtos são de uso pessoal e único, como mamadeiras, chupetas, pratos, mordedores, fraldas, entre outros.
A puericultura consiste em consultas regulares ao pediatra que tem como finalidade a supervisão do crescimento, desenvolvimento e atuação do pediatra em eventuais situações.
O enfermeiro refere que, ao realizar a consulta de enfermagem em puericultura, segue etapas que direcionam suas ações de forma sistematizada, como a coleta de dados referentes à história da criança e da família, o exame físico, avalia a situação e fornece as orientações próprias de cada fase do ciclo de vida.
Resumo: A puericultura é ferramenta importante para a manutenção da saúde das crianças. Ela se baseia no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de cinco anos, considerando a família e o contexto social no qual estão inseridos.
O Programa de Puericultura objetiva acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um indivíduo, sua cobertura vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar a implantação da alimentação complementar e prevenir as desordens que mais afetam as crianças durante os primeiros dezoito meses de vida.
O termo “puericultura” surgiu em 1762, em um tratado sem repercussão do suíço Jacques Ballexserd4. Em 1865, o médico francês Caron reafirma o termo com sua obra La puériculture ou la science d'élever hygieniquement et phisiologiquement les enfants.
A puericultura é uma subespecialidade da pediatria que se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil. Busca analisar o processo de crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.
- Pediatria é uma palavra de origem grega (paidos: criança e iatreia: processo de cura). Ela é a especialidade médica dedicada à assistência biopsicossocial da criança, do nascimento até a adolescência.
O neonatologista é o médico que atua nos cuidados específicos com bebês recém-nascidos e com disfunções que necessitam de cuidados especializados intensivos, como os prematuros. O primeiro minuto de vida é considerado de ouro, pois o bebê pode ter sequelas para o restante da vida se não receber os cuidados necessários.
Um pediatra que queira se tornar um especialista em neonatologia deve primeiro obter sua licença médica padrão e depois completar mais três anos de treinamento. A maioria dos trabalhos de neonatologia é realizada em hospitais maiores, com recursos para fornecer equipamentos e pessoal de última geração para UTIN.
Bebê prematuro: nasce antes da 37ª semana da gestação. Bebê a termo: nasce entre a 37ª e 42ª semana da gestação. Bebê pós-termo ou pós-maduro: nasce depois da 42ª semana da gestação.
levar a (bom) termo Concluir ou chegar ao fim de.
Salários de Neonatologista