Os efeitos indiretos (que correspondem a 70% dos efeitos biológicos das radiações ionizantes no tecido vivo) resultam da formação de radicais livres, geralmente modificações das moléculas de água que constituem os meios extra e intracelular.
Além destas alterações funcionais os efeitos biológicos caracterizam-se também pelas variações morfológicas. Entende-se como variações morfológicas as alterações em certas funções essenciais ou a morte imediata da célula, isto é, dano na estrutura celular.
Resposta. Resposta: Os efeitos indiretos (que correspondem a 70% dos efeitos biológicos das radiações ionizantes no tecido vivo) resultam da formação de radicais livres, geralmente modificações das moléculas de água que constituem os meios extra e intracelular.
Radiólise – quando os átomos se chocam e formam os radicais livres, trazem os efeitos biológicos indiretos para a pele. Radiólise da água – efeitos indiretos. Efeitos diretos – são diretamente no DNA, chega a ter mutações genéticas e cromossicas.
Radiólise é a dissociação de moléculas por radiação. É a clivagem de uma ou várias ligações químicas, resultante da exposição a um fluxo de alta energia.
A Radiobiologia é o estudo que tem como preocupação primordial a ação das radiações ionizantes nos tecidos biológicos e organismos vivos, representando nos últimos anos avanços significativos, sobretudo desde o instante em que a terapêutica do cancro passou a usar a radiação como meio de destruir células tumorais ( ...
alterações provocadas pela interação da radiação ionizante com qualquer célula do organismo, exceto as reprodutivas. manifestam-se no próprio indivíduo irradiado. Exemplos: câncer, catarata.