O que não pode comer na dieta Paleo:
A dieta cetogênica é uma proposta alimentar que visa reduzir bruscamente o consumo de carboidratos e aumentar um pouco a ingestão de gorduras. Além disso, ela propõe elevar moderadamente o consumo de proteínas. Estas mudanças são realizadas com o objetivo de perda de peso.
Benefícios práticos da dieta cetogênica:
Assim, para fazer a dieta cetogênica, deve-se eliminar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, coco ou sementes, por exemplo, além de manter uma boa quantidade de proteínas na alimentação.
O nome pode até parecer difícil, dieta cetogênica. Mas a explicação é simples: trata-se de um regime alimentar que prevê um alto consumo de gordura e de proteína e uma baixa ingestão de carboidratos, defendido recentemente como uma forma eficaz de emagrecer.
Dia 1
O estado de cetose é um processo natural de sobrevivência do corpo humano que ocorre quando a quantidade de alimentos ingeridos é baixa. Portanto, o maior objetivo da dieta cetogênica é forçar o nosso corpo a entrar nesse estado e produzir corpos cetônicos, através da quebra de gorduras no fígado.
Em média se entra em cetose após 2-3 dias de alimentação com no máximo 20 gramas de carbos líquidos/dia. Os sintomas são temporários, duram de duas a três semanas. Fitas de medição não são necessárias, apenas coma low carb e acompanhe os resultados na balança.
A confirmação da cetose pode ser feita por meio da avaliação da quantidade de corpos cetônicos na urina e no sangue, principalmente....Sintomas de cetose
Resumindo: Para estar em cetose, o principal fator é controlar a ingestão de carboidratos. Moderar proteínas pode ser importante numa cetogênica terapêutica. E a ingestão de gorduras é complementar, para garantir saciedade e palatabilidade (sabor) no seu dia a dia.
Na verdade, seu corpo leva algum tempo para se ajustar e finalmente entrar no estado conhecido como cetose. Mas quanto tempo? Geralmente, leva algo em torno de 2 a 7 dias – dependendo do seu organismo, nível de atividade física, e do que você está comendo.
Os resultados da dieta cetogênica dependem dos hábitos da pessoa, mas a nutricionista afirma que a maioria dos pacientes emagrece 6 kg em trinta dias. Além da perda de peso, essa estratégia também é usada para tratar convulsões, doenças autoimunes, diabetes, autismo, Alzheimer e Parkinson segundo ela.
Se você não está perdendo peso na Cetogênica ou Low Carb, pode ser que seu corpo não precise perder peso ou que a sua fome não foi corrigida pelo consumo de gorduras e proteínas. Neste caso, os próximos passos são reduzir o consumo de carboidratos ainda mais: para menos de 25g por dia.
Como dieta cetogênica leva à produção dos corpos cetônicos Vem pra cá, gordura: Com o sumiço dos carboidratos, o corpo, sem escolha, passa a quebrar as gorduras da dieta e aquela armazenada em nosso tecido adiposo.
Resumindo: Um corpo adaptado a queimar gordura como combustível consegue sair e retornar ao estado de cetose em poucas horas. (Isso pode ser atrapalhado por condições como resistência à insulina, por exemplo.)
Sim, fruta é saudável e muito. Porém, ao iniciar uma dieta de restrição de carboidratos como a Low Carb e principalmente a Cetogênica, devemos atentar que apesar da fruta ser sim um alimento saudável ela é também um carboidrato.
👉 Doentes com câncer que estão em tratamento. Para os demais a dieta cetogênica pode ser considerada, porém jamais feita sem o devido acompanhamento do médico e do nutricionista, pois a redução agressiva de carboidratos pode também diminuir muito o aporte de certas vitaminas e minerais e desnutrir o paciente.
Você ainda pode fazer a cetogênica sem a vesícula, mas você precisa ter cuidado. Um desses cuidados seria priorizar as gorduras de cadeias mais curtas, como as encontradas no óleo MCT e no óleo de coco — já que estas são mais fáceis de digerir, e por isso requerem menos bile.
Estes estudos apontam que a ingestão de gorduras saudáveis (como se costuma ter na dieta low-carb ou cetogênica) pode ser uma influência poderosa para evitar a formação de pedras na vesícula em dietas para emagrecer. Mas isto não significa que é impossível formar pedras na vesícula ao emagrecer com low-carb.
A dieta cetogênica tem sido utilizada no tratamento de pacientes com esteatose hepática não alcoólica (NASH) devido aumento de ácidos graxos circulantes, substrato da síntese hepática de triglicerídeos, revertendo assim a NASH e melhorando a resistência insulínica.
“Só houve melhora significativa da gordura no fígado nos grupos que receberam a dieta de alta gordura, independentemente do exercício”, destaca Souto, explicando que estratégia alimentar com prevalência de gordura significa que há diminuição do consumo de carboidratos, ou seja, é prática low carb.
Tenho colesterol alto, posso fazer essa dieta? Pode, sim! Para quem tem números considerados ruins, especialmente de triglicérides, que são causados pelo consumo excessivo de carboidratos e não de gorduras, os números devem melhorar, na maioria dos casos.
Emagreça com a dieta Low Carb do Tecnonutri! Outra diferença entre as duas dietas se dá no consumo de proteínas e gorduras. Enquanto a low carb recomenda apenas a diminuição do carboidrato, a alimentação cetogênica pede o aumento do consumo de proteínas e gorduras.
“Embora as pessoas ainda peçam pela dieta Dukan, hoje em dia usamos mais a low carb, que é uma adaptação dessa dieta da proteína. Na low carb, o paciente consome carboidrato, mas é na quantia calculada para o seu organismo, a quantidade que você realmente precisa”, reforça a especialista.
Alimentos liberados na dieta low carb
Basicamente, a principal diferença entre a dieta low carb e a dieta low fat é que a primeira propõe a menor ingestão de carboidratos e, em contrapartida, a segunda visa diminuir a ingestão de gorduras da dieta.