EQST

O Que Os Filsofos Pensam Sobre A Liberdade?

O que os filósofos pensam sobre a liberdade?

Aristóteles (384 a.C.-322 a.C) disse que “a liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Assim, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.

O que é a liberdade social?

O social liberalismo, liberalismo social, novo liberalismo, ou liberalismo moderno é um desenvolvimento do liberalismo no início do século XX que, tal como outras formas de liberalismo, vê a liberdade individual como um objetivo central. ... podem ser tão prejudiciais para a liberdade como a compulsão e coação.

O que é de fato a liberdade?

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia. ... Em seu sentido negativo, liberdade significa a ausência de restrições ou de interferência.

O que é a liberdade para Hegel?

A filosofia hegeliana tem como princípios fundamentais os conceitos de liberdade e razão. ... No desenvolvimento de seu pensamento, Hegel reconheceu que a verdadeira liberdade não pode ser imposta, mas efetivada, a partir de uma concepção ontológica fundada na realização da ideia que é Espírito.

O que era a liberdade para Sócrates?

Um dos primeiros filósofos a aclarar o conceito de liberdade foi Sócrates (469 a 399 a.c.). ... Para o filósofo, o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos, a si próprio. E a escravidão é marcada pelo fato do homem deixar que as paixões o controle.

O que Karl Marx diz sobre a liberdade?

Marx identifica a liberdade como um atributo constitutivo do ser social e, como tal, inerente ao gênero humano e não aos indivíduos sociais atomizados em esferas que o limitam ao horizonte da propriedade privada que inverte o sentido do que constitui a sociabilidade humana: o trabalho.

Por que segundo Hegel o Estado é condição indispensável para a liberdade?

O Estado para Hegel é um todo ético organizado, isto é, o verdadeiro, porque é a unidade da vontade universal e da subjetiva. ... Dessa forma, o indivíduo tem uma relação jurídica para com o Estado, isto é, tem um tribunal acima de si que realiza o direito enquanto liberdade.

Por que o Estado é condição da história para Hegel?

“O Estado, afirma Hegel, é o espírito, enquanto ele se realiza como consciência no mundo, de modo que a natureza é o espírito, enquanto ele se realiza sem consciência, como o Outro de si, como o espírito entorpecido.... é a marcha de Deus no mundo, que faz com que o Estado exista.

Qual é o conceito de Sócrates?

A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho. ... Sócrates concebia o homem como um composto de dois princípios, alma (ou espírito) e corpo.

O que é a Lei para Sócrates?

Sócrates acreditava que a lei deveria ser respeitada, pois ela representava a vontade da sociedade, e como tal, é conforme a vontade dos deuses, os quais são verdadeiros símbolos de ética e virtude. ... Sócrates era tão fiel a essa ideia de respeito às leis da cidade que por elas foi morto.