Percorrendo longitudinalmente a superfície ventral da ponte existe um sulco, o sulco basilar, que geralmente aloja a artéria basilar. pontino, de onde emerge de cada lado , a partir da linha mediana, o VI, o VII e o VIII par craniano. ... Entre os dois, emerge o nervo intermédio, que é a raiz sensitiva do VII par craniano.
Pedúnculo cerebelar médio: feixe de fibras que penetram no cerebelo, formado pelas fibras transversais da ponte e provenientes dos neurônios situados nos núcleos da base da ponte. Participam da via córtico-ponto-cerebelar.
Localização. Situa-se anteriormente em relação ao cerebelo, superiormente ao bulbo e inferiormente aos pedúnculos cerebrais (mesencéfalo).
O Tronco cerebral ou tronco encefálico é a porção do sistema nervoso central, situada entre a medula espinhal e o diencéfalo, sendo quase na sua totalidade intracraniano (apenas uma porção do bulbo é exocraniana). Ocupa a fossa craniana posterior diante do cerebelo.
O paladar e o olfato são órgãos que possuem quimiorreceptores que atuam ajudando a distinguir os sabores e cheiros. Os quimiorreceptores são encontrados nas papilas gustativas e no epitélio olfatório.