A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado do metabolismo das proteínas provenientes da alimentação. Após metabolização, a ureia circulante no sangue é filtrada pelos rins e eliminada na urina.
Significado de Cilindrúria substantivo [Medicina] Presença de cilindros renais na urina.
Hipostenúria, a inabilidade de concentrar a urina, é a anormalidade renal clinicamente mais conhecida na doença falciforme.
A densidade acima dos valores máximos normais chama-se hiperestenúria, e está associada à desidratação, baixo consumo de líquidos, perdas de líquidos como em casos de vômito e diarréia, febre e no diabetes mellitus, neste caso, apesar da poliúria, há aumento da densidade, em virtude das moléculas de glicose e pelo seu ...
A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.
A causa mais frequente de urina alcalina é a infecção urinária. Outras causas possíveis são a acidose tubular renal, o hiperaldosteronismo, o síndroma de Fanconi, a pielonefrite crónica e medicamentosa (acetazolamida, diuréticos).
Urina com pH menor que 5,0 é ácida e urina com pH maior que 8,0 é alcalina. Diferentes laboratórios podem ter intervalos diferentes para valores de pH “normais”.
O citrato de potássio é metabolizado a bicarbonato, o qual aumenta o pH urinário, aumentando a excreção de íons 2 bicarbonato livres, sem produzir alcalose 3 sistêmica, quando administrado nas doses recomendadas.
Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.
As frutas em geral são consideradas alimentos alcalinos, no entanto, frutas ricas em fibras e antioxidantes, como o abacate, as uvas, a melancia, o melão e a maçã têm um efeito mais alcalino, ajudando a corrigir o ph do organismo, mantendo-o equilibrado.
9 Alimentos Alcalinos e como eles atuam
Cristais de urina alcalina (normal) - fosfatos amorfos, fosfato triplo, carbonato de cálcio. Cristais de urina considerados anormais - Cistina, leucina, tirosina, colesterol e sulfonamidas.
O tipo de cristal é determinado pela causa e pH da urina, sendo os principais cristais: Cristal de oxalato de cálcio, que tem formato de envelope e normalmente está presente em urinas de pH ácido ou neutro.
Oxalato de cálcio é um composto químico inorgânico que forma cristais monoclínicos aciculares que ocorrem em diversas quantidades nos seres vivos, sendo assim, apresentam importante significado biológico. Os cristais recebem o nome aciculares porque tem forma de agulha.
Para prevenir a formação de novas pedras de oxalato de cálcio, é importante evitar alimentos ricos em oxalato como espinafre, morango, beterraba, chocolate, café, chá preto, cola, soja e oleaginosos como castanhas ou nozes.
Lista de alimentos ricos em oxalatos
Possíveis sintomas
Níveis extremamente baixos de cálcio podem causar um formigamento (geralmente dos lábios, língua, dedos e pés), dores musculares, espasmos musculares na garganta (causando dificuldade para respirar), rigidez e espasmos musculares (tetania), convulsões e ritmos cardíacos anormais.