O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos.
A hipótese difusionista sustenta que os diversos povos terrestres receberam influências dos vizinhos e dos diversos contactos que estabeleceram ao longo da História e que a maior parte das inovações sociais, técnicas, mitos, entre outros, se propagaram pelas migrações e pelos contactos estabelecidos entre os povos.
O difusionismo cultural se caracterizou como uma difusão ou troca de aspectos culturais entre povos distintos.
Segundo o culturalismo jurídico, o Direito é uma criação do homem inserida na cultura (o Direito é um objeto cultural), portanto dotado de um significado, de valores, concebidos conforme cada tempo e lugar. ... O Direito é vivido no cotidiano de uma sociedade, que não é estática, muda ao longo da história.
Esses três elementos são: fato, valor e norma. Importa, desde logo, afirmar que esses três elementos devem estar sempre referidos ao plano cultural da sociedade onde se apresentam.
Resposta. A antropologia engloba o estudo do ser humano como ser que faz cultura. Explora as culturas de diferentes épocas e lugares, suas origens e crescimento, suas semelhanças e distinções. Tem seu ponto de interesse voltado para o compreensão da conduta cultural humano, obtido por prática social.
“A disciplina que historicamente mais se dedica ao estudo da cultura é a Antropologia. ... A respeito da relação entre cultura e Antropologia considere as seguintes afirmações: I.
Foram importantíssimas, pois colocaram em xeque a ideia do cuidado doméstico e de uma suposta sensibilidade e fragilidade do sexo feminino como padrão universal - elas abriram caminho para os estudos de relações de gênero na antropologia, conferindo à crítica aos estereótipos e às atribuições de papéis sociais ...