A saída de líquido ou fluido através das feridas é algo característico no processo de cura das mesmas. Este fluido provém do sistema linfático e dos vasos sanguíneos, basicamente é um sinal favorável durante a cicatrização das feridas. Na verdade, é considerada uma reação de defesa corporal, já que esta se encarrega de eliminar os resíduos celulares e bacterianos criando um ambiente ideal para que este processo seja completo satisfatoriamente.
Independentemente da saída ou não de líquido através da ferida, em casa, o paciente deve seguir as medidas básicas de higiene:
Da ferida cicatrizante, a seiva linfática geralmente é liberada em pequena quantidade. Mas há trechos abundantes. Esse fenômeno é chamado de lymphorréia . Lymphorea é o fluxo da linfa para a cavidade do corpo ou para a sua superfície devido a qualquer dano ou doença vascular. A linfa pode ocorrer quando se remove uma grande quantidade de tecido subcutâneo durante a cirurgia. É muito difícil lidar com limforey. Às vezes é necessário a intervenção reoperativa e já sobre a própria linfa. A linfa também pode ocorrer quando um grande vaso linfático é lesado, por exemplo, durante uma operação cirúrgica e várias manipulações médicas com o uso da linfa. O fator predisponente é a violação da drenagem linfática - linfostase .
Nas feridas simples, como um corte ou arranhão, o primeiro passo deve ser lavar a ferida e a pele em volta para remover o máximo de bactérias e vírus, evitando o desenvolvimento de uma infecção. Essa lavagem pode ser feita com soro fisiológico, mas também com água e sabonete de pH neutro.
O tratamento da linfostase consiste em terapia de compressão, massagem de lemphotrainage, vestir-se, tomar medicamentos, usando "golfe" especial para reduzir a quantidade de fluxo linfático.
Agora, quando há saída em excesso deste líquido e nosso organismo é incapaz de absorvê-lo, ficando acumulado no interior das feridas, forma-se o que se conhece como seroma pós-cirúrgico. Isto acontece basicamente após cirurgias muito invasivas que tendem a danificar os vasos linfáticos da área e, consequentemente, pela inflamação dos tecidos.
O que é exsudato? Talvezvocê conheça o exsudato como 'o líquido que vaza da ferida', 'que drena da ferida', 'pus' ou 'secreção'. Todos estes nomes se referem ao líquido que uma ferida produz quando está cicatrizando.
Após lavar a ferida, no caso de feridas simples, deve-se fazer um curativo, pelo menos durante as primeiras 24 horas, enquanto a crosta ainda não se formou, de forma a evitar reabertura da ferida e a entrada de bactérias na ferida. Além disso, é aconselhado trocar o curativo diariamente enquanto a ferida cicatriza, ou conforme orientação do médico ou enfermeiro. Veja como fazer um curativo corretamente.
Para cicatrizar rápido uma ferida é importante ter alguns cuidados como lavar a ferida e fazer o curativo, ter uma alimentação saudável e utilizar pomadas e produtos cicatrizantes.
A troca desse curativo deve ser feita de acordo com a marca do curativo de hidrogel ou conforme recomendação médica. Saiba como usar o hidrogel corretamente.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.
O termo “exsudato” tem origem do latim e significa “suar”. A exsudação é uma etapa natural da cicatrização, sendo que o líquido expelido é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. Pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.
Além disso, é aconselhado evitar hábitos de vida que podem interferir na cicatrização da pele, como fumar, beber bebidas alcoólicas ou ter um estilo de vida sedentário. Estes hábitos tendem a prejudicar a circulação sanguínea, fazendo com que exista menos sangue chegando na ferida, atrasando, assim, o processo de cicatrização.
Feridas profundas, muito extensas ou que apresentem sinais de infecção, como pus, inchaço ou dor, devem ser sempre avaliadas por um médico ou enfermeiro, pois podem precisar de um tratamento mais adequado.
Como regra geral, durante o período de cicatrização da superfície da ferida, o chamado saccharum começa a ser liberado da ferida. Um líquido incolor que se destaca de uma ferida é chamado de tesouro, e depois de um tempo ele se transforma em um filme. Este filme captura a superfície da ferida, protegendo-a de entrar na infecção. Este líquido amarelado translúcido é linfático.