Surgido na virada do milênio, o conceito de trabalhabilidade faz referência ao desenvolvimento do potencial que cada indivíduo tem para gerar trabalho e, consequentemente, renda.
O adensamento de concreto consiste na movimentação do material em questão, tendo a finalidade de diminuir o número de vazios, bolhas de ar e excesso de água do interior da massa, de tal forma que se obtenha um concreto denso e compacto. O processo deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento do concreto.
-Não vibrar além do necessário, tempo em que desaparecem as bolhas de ar superficiais e a umidade na superfície é uniforme (não esquecer que excesso de vibração é, provavelmente, pior do que a falta de vibração). -Exercer a vibração durante intervalos de 5 a 30 segundos, conforme a consistência do concreto.
Para reduzir as pequenas bolhas de ar que se formam na lateral das peças de concreto, pode-se utilizar aditivos plastificantes ou superplastificantes, passar uma fina camada de desmoldante nas fôrmas e executar a concretagem das peças em camadas de 15 cm e vibrar cada camada.
Para evitá-las, o importante é que a equipe de obra saiba montá-las, assegurando a estanqueidade. No lançamento do concreto de alturas a partir de 1,50 m, a ação deve ser particularmente criteriosa, caso contrário, os agregados graúdos, mais pesados, podem se instalar no fundo da fôrma, separados da argamassa.
Durante o adensamento, é importante evitar a vibração da armadura, de forma que não se formem vazios ao seu redor, o que prejudicaria a aderência da armadura ao concreto. Além disso, a mangueira do vibrador de adensamento deve ficar a pelo menos 10 cm da fôrma, para não forçar as paredes do pilar.
A grande maioria das construtoras divide a concretagem da estrutura de concreto armado em duas etapas: Na primeira etapa são concretados somente os pilares (até a cota do fundo de viga). E após alguns dias de trabalho, concretam-se as vigas e lajes.
Os principais pontos a serem conferidos quando a montagem do pilar está pronta são: Verificar se o desmoldante foi aplicado nas fôrmas. Checar o posicionamento das galgas e dos espaçadores e se o espaçamento entre tensores ou barras de ancoragem atendem ao projeto.
Basicamente, as etapas da concretagem podem ser resumidas em:
Concretagem de vigas e lajes
As operações básicas de produção do concreto Lançamento: Colocação do concreto no local de aplicação, em geral, nas formas. Começa a endurecer apos quatro horas da adição da agua. Adensamento: Compactação da massa de concreto, procurando retirar-se dela o maior volume possível de vazios – ganho de resistência.
Antes mesmo da concretagem propriamente dita, é necessário verificar alguns aspectos, como limpeza e umidade das fôrmas. A atenção deve continuar após a execução, visto que durante a cura é necessário ter cautela em relação às escoras e a patologias que possam vir a aparecer.
Cuidados na fase de pré-concretagem 1 – Limpeza manual para retirada de quaisquer sujeiras e resíduos; 2 – Limpeza com lavadora de alta pressão para retirada de qualquer resquício mais encrostado; 3 – Utilização de ímãs para a retirada de quaisquer fragmentos de peças metálicas que tenham ficado presas à fôrma.
Macete 01: Antes de iniciar a concretagem as fôrmas devem ser molhadas para evitar do madeirite “chupar” água do concreto.