O canal inguinal é uma estrutura diagonal complexa, de passagem no abdome inferior, delimitada pela aponeurose de três músculos: oblíquo externo, oblíquo interno e transverso abdominal.
O canal inguinal é uma abertura tubular que pode ser encontrada na parede abdominal anterior. Ele apresenta-se angulado em relação à parede abdominal, e cursa inferior e medialmente, o que o torna um canal oblíquo, com dimensões entre três e meio a cinco centímetros.
O ligamento inguinal está na legenda embaixo à direita. Estruturas passando por atrás do ligamento inguinal. O ligamento inguinal é uma fita que corre desde o tubérculo púbico do osso púbis até a espinha ilíaca ântero-superior do osso ílio.
Significado de Inguinal adjetivo Relativo ou pertencente à virilha: canal inguinal; gânglios inguinais.
Principais sintomas Os sintomas mais comuns da hérnia inguinal são: Protuberância ou inchaço na região da virilha; Dor ou desconforto na virilha ao levantar-se, curvar-se ou levantar peso; Sensação de peso na virilha.
A virilha é uma região do corpo dos animais ou humanos que fica situado entre as coxas e o ventre.
Tenho hernia inguinal, posso ter relação sexual com mulheres? A presença de hérnia inguinal não é impeditiva para a relação sexual.
O tratamento das hérnias inguinais é cirúrgico. Existem dois tipos de hérnia inguinal, a direta e a indireta. A diferenciação do tipo de hérnia inguinal, direta ou indireta, não tem importância no momento da consulta porque o tratamento é semelhante para os dois tipos.
Como usar
Nadar é um dos melhores exercícios para quem tem hérnia inguinal. Na verdade, ciclismo estático e natação são os mais indicados.
Evitar levantar objetos pesados; Dieta rica em fibras, para evitar a obstipação; Evitar o tabaco – o tabagismo provoca tosse crónica que favorece o aparecimento de hérnias; Evitar as fundas e cintas – não evitam nem tratam as hérnias e tornam a correção cirúrgica mais difícil.
Ideal exercícios como corrida, ciclismo, natação. Atividades como musculação ou outras com esforço abdominal podem lhe causar dor/desconforto, além de complicações. Ideal seria corrigir a hérnia cirurgicamente, para após o tempo necessário de recuperação (em torno de 60 dias) retornar as atividades sem risco.
A pergunta “quem tem hérnia de disco pode fazer academia?” é muito comum e a resposta é SIM! Quem tem hérnia de disco pode praticar exercícios físicos, seja musculação, Pilates, RPG… desde que sob orientação de um professor de Educação Física ou Fisioterapeuta.
A hérnia de disco na sua maioria é póstero ou póstero-lateral, e assim são contra-indicados os exercícios que aumentam a pressão sobre os discos no sentido posterior como nos movimentos de flexão e rotação da coluna– como os exercícios roll up, roll over saw e teaser.
O esforço crônico, mesmo não causando sintoma algum, também pode levar ao aumento do orifício herniário, trazendo prejuízo estético ao paciente e uma maior cirurgia para correção do problema. Sugiro avaliação com cirurgião, para exame físico e definição de tratamento cirúrgico.
Se o diagnóstico de hérnia for conhecido, não recomendo a meus paciente exercícios físicos que exijam aumento da pressão intra-abdominal, principalmente carregar peso ou exercícios de alto impacto como corrida e futebol. Caminhadas desde que não estejam associadas a dor na região podem ser feitas.
Sim pode ter seu parto normal. Isso não representa nenhum risco. Se após o parto manter com os sintomas esta hérnia pode ser corrigida por videolaparoscopia, de preferência após o puerpério.
Possíveis causas A hérnia epigástrica é causada por um enfraquecimento dos músculos da parede abdominal. Alguns dos fatores que podem contribuir para o enfraquecimento desses músculos são ter excesso de peso, praticar certos tipos de desporto, fazer trabalhos pesados ou fazer grandes esforços, por exemplo.
A hérnia epigástrica surge na linha média do abdômen, na região entre o umbigo e o tórax. As hérnias designam a saída de um órgão da cavidade natural onde está localizado através de uma abertura.
Para realizar esta cirurgia, coloca-se uma tela sobre o defeito do tecido abdominal. A cirurgia de hérnia é feita com anestesia geral, em ambiente hospitalar e seguro. Geralmente, não há necessidade de internação. Em boa parte dos casos, o paciente é encaminhado para casa no dia seguinte ao procedimento.
As pessoas que têm hérnia epigástrica são geralmente capazes de observar uma saliência na região anterior do abdome na linha mediana e acima do umbigo. Essa saliência fica embaixo da pele e se torna mais evidente quando a pessoa tosse, ergue peso ou faz força.