No dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano. Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.
O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.
Verificado por especialistas A primeira carta exigia seu retorno imediato a Portugal; A segunda carta, apontava dois caminhos: A obediência a Portugal ou a separação total da metrópole. logo após receber tais informações, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil.
Foi numa tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga, que Dom Pedro I determinou que o Brasil seria um país independente de Portugal. No ano de 1821, Dom Pedro I assumiu o cargo de príncipe regente do Brasil, esse governo temporário de Dom Pedro foi caracterizado por fortes transformações.
Resposta. Resposta: As cartas exigiam que todas as provincias brasileiras voltassem a ser diretamente subordinadas a Lisboa , acabando com a autonomia administrativa brasileira. Dom Pedro anunciou a sua decisão de permanecer no Brasil em 9 de janeiro de 1822 .