Esses materiais podem ser: sementes, madeira como o bambu, pedras, conchas e outros objetos marinhos, pedras preciosas e semipreciosas (mesmo que lapidadas), cristais, porcelana, miçangas, dentes de animais, guizos e outros, como por exemplo, os metais. Jamais se usa plástico ou outro produto artificial.
Outros cuidados devem ser tomados com as guias no que diz respeito ao seu uso em certas situações. Você pode usá-la para comer, beber, dormir, ir ao banheiro, tomar banho, etc. Sem problema algum, pois ela estará exercendo o papel de te ajudar, te proteger e te irradiar.
Brajá é o fio-de-contas usado por babalaôs, Bokonon e outros sacerdotes africanos, no Brasil é usado por Babalorixás, Ialorixás, ogãs, Equedes, e pessoas de outros posto de graduação do Candomblé de todas as nações, é um símbolo de nobreza, estatuto, senioridade, sapiência, jamais poderá ser usado por pessoas que não ...
Os búzios vêm do mar, essa guia pode ser de Iemanjá. O búzio também é usado para Obaluaiyê, também é usado para Exu e o búzio também pode ser usado para Oxum, então uma guia de búzios, para funcionar, foi consagrada, passou por um ritual.
O ato de cruzar, de fazer uma cruz, é pegar algo que não está sagrado e torná-lo sagrado. Ao cruzar um objeto, está ligando-o a quem lhe rege pelo alto, embaixo, direita e esquerda e está transmitindo uma força a ele, carregando de axé, força e poder.
Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.
O preto-velho de Virgem é o Vô Cipriano. Ele ajuda a trazer serenidade e a entender que ninguém nesta vida é melhor do que ninguém.
Culto aos Pretos Velhos Cor de vela : bicolor preta e branca ou toda branca. Banhos de ervas: banho de guiné, banho de girassol, banho de rosa branca, banho de flores de alfazema, banho de sal grosso. Saudação: Saravá Pretos Velhos, maleme as almas!