EQST

O Que Neurofisiologia Da Linguagem?

O que é Neurofisiologia da linguagem?

O estudo da neurofisiologia da linguagem é de suma importância para profissionais que lidam de forma direta e indireta com patologias da comunicação, como psicólogos, pedagogos, professores, fonoaudiólogos, entre outros, pois possibilita compreender os processos neurais da constituição da linguagem e da comunicação, ...

Quais as contribuições de Wernicke é broca para as neurociências?

Paul Broca contribuiu significativamente para a área das neurociências ao evidenciar pela primeira vez a localização da função da linguagem em uma região determinada e, em um hemisfério do cérebro. Os estudos de Broca e Wernicke, culminaram em duas regras referentes a localização da linguagem.

O que é afasia fluente?

Afasias fluentes Pessoas com essa forma de afasia podem falar com facilidade e com fluência, geralmente se expressam com frases longas e complexas que muitas vezes não fazem sentido no contexto da conversa, ou incluem palavras incompreensíveis, incorretas e desnecessárias.

O que é disfasia de expressão?

O que é disfasia? A disfasia, também conhecida como deficiência específica da linguagem, é um distúrbio causado por danos a áreas específicas da linguagem do cérebro. Ela se manifesta em uma alteração na expressão e compreensão da linguagem.

O que é o que é disfagia?

A dificuldade de deglutir alimentos ou líquidos, conhecida como disfagia, é mais comum em idosos e pacientes com doenças neurológicas ou que sofreram algum trauma na boca ou garganta.

O que é práxis motora?

O planejamento motor ou praxis é o processo cognitivo que precede um comportamento; envolve a organização do timing e sequência das ações (Parham & Fazio, 1997). Pessoas com autismo podem saber exatamente o que querem fazer, mas podem não conseguir executar a ação para se realizar aquele desejo, aquela intenção.

O que é apraxia de fala na infância?

O que acontece é que, na apraxia da fala na infância, a criança consegue pensar no que quer dizer, mas não consegue converter o pensamento em palavras, ou seja, é um distúrbio motor, mas o raciocínio continua preservado.

O que é práxis terapia ocupacional?

descriçãO: A Práxis é a competência que o cérebro tem de conceber, planear, organizar e realizar uma sequência de ações moto- ras desconhecidas e permite respostas adaptativas no am- biente (Ayres, 1985).

Para que serve a integração sensorial?

Segundo AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.

Quem pode trabalhar com integração sensorial?

Compete ao terapeuta ocupacional, no âmbito da integração sensorial:

  • realizar atendimento de integração sensorial;
  • realizar consulta e intervenção terapêutica ocupacional, solicitar e realizar encaminhamentos, quando necessário;

Quem pode aplicar integração sensorial?

O terapeuta ocupacional é o profissional que está habilitado para avaliar e aplicar a técnica de Integração Sensorial e para isso é exigido formação específica e treinamento adquirido através da Certificação em Integração Sensorial e outros cursos que ofereçam teoria e prática do método.

O que é disfunção de integração sensorial?

Em contraste, a Disfunção de Integração Sensorial é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada adequadamente no cérebro. E pode produzir vários graus de problemas no desenvolvimento, no processamento da informação, no comportamento e na aprendizagem tanto motora quanto conceitual.