O movimento intencional: é o movimento que depende de nossa vontade. ... No caso dos movimentos inatos ( que nascem com o ser humano) servem para a sobrevivência dos neonatos ( recém nascidos).
A prática regular de atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro. Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas. Quem se exercita fica mais longe de desenvolver Parkinson, Alzheimer e acidente vascular cerebral (AVC).
A prática regular de atividade física auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e na melhora do HDL (colesterol bom). Além disso, diminui a obstrução de vasos sanguíneos e a captação de glicose, o açúcar utilizado pelo organismo, o que ajuda a reduzir o risco de diabetes.
Os principais efeitos fisiológicos e metabólicos proporcionados pelo exercício físico, tanto agudo quanto crônico, de uma maneira geral são: aumento da massa muscular esquelética, ganho de força, propriocepção, diminuição dos estoques de gordura, aumento do gasto calórico, aumento da taxa metabólica de repouso, aumento ...
E é exatamente aí que entra um dos campos de experiências definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o “Corpo, gestos e movimentos”. Ele propõe a utilização de tudo o que compõe o corpo, como os próprios sentidos, mas também os gestos, os movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos.