A morte celular é um mecanismo natural que ocorre tanto para remoção de células desnecessárias ou potencialmente prejudicadas, quanto em resposta a um grave dano ou lesões irreversíveis. Assim, a morte da célula pode ser fisiológica ou patológica.
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
Adaptação e Lesão Reversível A capacidade de uma dada célula em se adaptar às condições que lhe são impostas depende do tipo de estímulo, sua intensidade, duração e dos graus de diferenciação e especialização celulares.
Existem dois tipos de resposta imune: inata e adaptativa. A resposta imune adaptativa é muito mais eficiente, pois ela é mais específica. Sistema imune inato, sistema imunitário inato ou imunidade inata é o conjunto de formas de imunidade que nasce com o indivíduo, sem necessidade de introdução….
A descamação é basicamente a morte celular de células que se soltam do seu substrato natural, geralmente isso ocorre em células epiteliais, como as células da pele, dos vasos e lúmen intestinal.
Morte celular por apoptose no combate ao câncer: saiba como funciona. Enquanto a necrose é a morte celular decorrente de uma infecção aguda ou lesão direta às células, a morte celular por apoptose é algo benéfico para o organismo.
Picnose: as modificações celulares mais características são do núcleo, que se contrai enquanto sua cromatina se condensa em torno do nucléolo e em correspondência da membrana nuclear. Em consequência, o núcleo reduz seu volume e aparece hiper corado.