O que ictercia tardia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A doença afeta um em cada 15 mil bebês. A icterícia ocorre quando a pele e o branco dos olhos (esclerótica) da criança ficam amarelados. A alteração se deve ao excesso de bilirrubina, pigmento de cor amarelada produzido normalmente pelo metabolismo das células no sangue.
O que é icterícia fisiológica?
Refere-se ao quadro de icterícia – coloração amarelada da pele e mucosas – apresentado por porcentagem significativa dos recém-nascidos durante sua primeira semana de vida, processo considerado normal, por isso o nome “fisiológica”.
Quando aparece a icterícia fisiológica?
Quase todos os recém-nascidos têm icterícia fisiológica. Ela normalmente surge dois a três dias após o nascimento (a icterícia que surge nas primeiras 24 horas após o nascimento pode ser devida a um distúrbio grave). A icterícia fisiológica em geral não causa outros sintomas e se resolve no prazo de uma semana.
Quais são os principais critérios para verificar se a icterícia e fisiológica ou patológica?
ICTERÍCIA PATOLÓGICA o icterícia prolongada (>8 dias no a termo e acima de 14 dias no pré-termo); o bilirrubina direta > 1,5mg/dl ou >10% da BT; o progressão diária da BT >5mg/dl ou >0,5mg/dl/h.
Como tratar icterícia tardia?
O tratamento da icterícia fisiológica costuma ser, na maioria das vezes, por fototerapia.
O que pode causar a icterícia?
A icterícia não é uma doença, mas sim um sinal de uma alteração hepática. É provocada pelo excesso do pigmento biliar. A bilirrubina é formada quando a hemoglobina, parte dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio, é decomposta como parte do processo normal de reciclagem de glóbulos vermelhos velhos ou danificados.