A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões para a forma escrita das palavras. Essa escrita está relacionada tanto a critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) quanto fonológicos (ligados aos fonemas representados).
A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita. Ela se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.
Exprime a noção de som (ex.: fonografia, fonospasmo).
Fazem parte da ortografia o uso dos sinais gráficos e de pontuação e a crase. Já a gramática significa o conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada. ... Afinal, "orto" quer dizer correto e "grafia", escrita.
A ortografia oficial da Língua Portuguesa é a parte da gramática que tem a finalidade de estudar a forma correta de escrever as palavras. Para isso, são observados os padrões, regras e o uso correto dos sinais de pontuação e acentuação. A palavra grega orthos faz referência a ideia daquilo que é reto, exato e direito.
Parte da gramática que ensina a escrever corretamente as palavras. Ortografia é o conjunto de regras da gramática normativa que define a forma correta da escrita das palavras na norma culta padrão de uma língua. ... A ortografia se encarrega de determinar o uso correto das letras e dos sinais de acentuação e de pontuação.
Sete dicas para evitar erros ortográficos
Então, pratique a escrita e alguns conselhos:
Transcrição da fala Ocorre quando o aluno escreve como fala. Aqui entram os erros como redução de gerúndios, ditongos, troca de e por i etc. Exemplos: pexe/ peixe, cantano/cantando.
Elegante sempre - Janaína Depiné