EQST

O Que Foi O Texto Paranoia Ou Mistificaço?

O que foi o texto Paranoia ou mistificação?

é como ficou conhecido um artigo, escrito por Monteiro Lobato, intitulado "A Propósito da Exposição Malfatti", publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 20 de dezembro de 1917, provocando uma polêmica que terminou por afastar Monteiro Lobato dos modernistas brasileiros de 1922.

Quem são os produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência a quem Lobato se refere?

São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência: são frutos de fins de estação, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz do escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento.

Porque Lobato criticou Anita Malfatti?

Em 20 de dezembro de 1917, Monteiro Lobato (1882-1948) publicou um texto no qual criticava uma exposição de Anita Malfatti (1889-1964). ... "Ele [Lobato] achava que o Almeida Júnior (1850-1899) era o caminho através do qual, ou a partir do qual, a pintura brasileira deveria evoluir.

Qual a importância histórica para as artes do Brasil que exposiçao de Anita Malfatti realizada em 1917 possui?

Histórico. A Exposição de Pintura Moderna - Anita Malfatti, realizada em São Paulo, entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, é considerada um marco na história da arte moderna no Brasil e o "estopim" da Semana de Arte Moderna de 1922, nos termos do historiador Mário da Silva Brito.

Qual foi a obra de Anita Malfatti criticada?

As obras de Anita foram duramente criticadas pelo escritor Monteiro Lobato, que, na época, atuava como crítico de arte do jornal “O Estado de São Paulo”. Lobato publicou um artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, no qual questionou a necessidade de se criar uma arte moderna.

Como Anita Malfatti contribuiu para Inovação da arte moderna no Brasil?

A artista participou da Semana de Arte Moderna de 1922, evento artístico em comemoração ao centenário da independência do Brasil e responsável por divulgar as novas tendências da arte brasileira, isto é, o modernismo, movimento que rompeu com a arte tradicional para criar uma arte moderna, inovadora, independente e ...