Durante o século XIV ocorreu o Renascimento Cultural e Artístico nas cidades italianas, movimento inspirado na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). ... O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto).
Renascimento Literário. Entre os séculos XII e XVI a Europa foi invadida por subgéneros poéticos, de carácter popular, que derivavam de muitas formas de poesia lírica greco-romana. A poesia continuava com a sua base narrativa, em poemas longos ou curtos.
O renascimento comercial da Idade Média ocorreu por causa da ampliação das rotas comerciais e do estabelecimento de feiras anuais, que atraíam inúmeros comerciantes interessados na venda e troca de produtos. Uma consequência desse fenômeno foi o retorno da utilização da moeda.
O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.
O Humanismo foi um período de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, durante o final da Idade Média. ... Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas.
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no seculo XV . Com o Renascimento e difundido pela Europa, rompe com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.
O Renascimento, ou Renascença, foi um movimento muito importante da história da Europa. Ele começou no século XIV, no final da Idade Média, e terminou no século XVI, no início da Idade Moderna. É chamado de Renascimento porque foi um movimento que procurou fazer renascer a cultura e a arte da Grécia e da Roma antigas.
O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. Foi um período da história européia marcado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte.
O humanismo renascentista criou as condições para a Revolução Científica do século XVII ao substituir o transcendentalismo epistemológico, presente no pensamento medieval, pela ideia de imanência que caracterizou o naturalismo científico em sua fase inicial.
2) Qual foi a maior mudança proposta para a sociedade pelo renascimento cultural? Houve uma valorização da razão, inclusive como meio de colocar o homem mais próximo de Deus.
O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa "humano", e kentron, "centro", logo homem no centro.
Significado de Individualismo substantivo masculino Tendência de quem pensa somente em si próprio; egoísmo, egocentrismo. [Economia] Sobreposição do valor e dos direitos do indivíduo em detrimento de um grupo ou sociedade. ... Individual + ismo.
Palavra grega que significa: ser humano ou algo relativo ao homem.
Sempre abrir. Recebe o nome de antropocentrismo a ideia, surgida na Europa do fim da Idade Média, que considera o Homem o centro do cosmos. O antropocentrismo sugere que o homem deve ser o centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica. O Homem Vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci, 1490.
O antropocentrismo surgiu na Europa, sendo o Heliocentrismo de Copérnico e o Humanismo dois dos seus principais marcos. De acordo com Nicolau Copérnico (1473 - 1543), a Terra girava ao redor do Sol e não ao contrário, como se pensava naquela época.
A ideia de Teocentrismo na Idade Média ganhou notoriedade quando se posicionou contrária à doutrina do Antropocentrismo e ao Humanismo Renascentista. O foco principal era valorizar o entendimento sagrado sobre o prazer humano ser considerado pecado e que o desejo divino estava acima de toda vontade e lógica humana.
É o retrato do homem Renascentista, que acredita tudo ser explicado através da razão e da ciência, em oposição à idéia medieval. Esta mudança de mentalidade estimula a pesquisa científica que faz com que as ciências, a arte e a literatura fiquem em constante evolução.
A doutrina ou filosofia teocêntrica consideram Deus como o centro de todo Universo, responsável pela criação do mundo e de todas as coisas nele existentes. ... Na visão teocêntrica, o direito divino era considerado superior a qualquer tipo de crença ou racionalidade.
O Antropocentrismo é um conceito e uma filosofia que ressalta a importância do homem como um ser dotado de inteligência e, portanto, livre para realizar suas ações no mundo. A palavra vem do do grego: anthropos "humano" e kentron "centro" que significa homem no centro.
Ideia que defende o homem como o centro do universo, surgida na Europa do fim da Idade Média. O antropocentrismo sugere que o homem deve ser o centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica, em contraposição à visão heliocêntrica do mundo.
Quando se coloca Deus no centro de todas as coisas, temos o Teocentrismo. Quando se coloca o homem no centro de todas as coisas, temos o Antropocentrismo. ... Quando,por exemplo, na Idade Média, tudo girava em torno da Igreja e da relação com Deus, ou seja, da religião, então tínhamos uma cultura teocêntrica.
Características do Humanismo: Antropocentrismo Uma das principais características do Humanismo se refere ao antagonismo ao Teocentrismo. No movimento anterior ao Humanismo, o Trovadorismo, a divindade era algo sagrado a ser respeitada. ... Na ideologia do Antropocentrismo, Deus não é o centro do universo, e sim, o Homem.
Antropocentrismo. Ao mudar a posição da Terra no cosmos, o heliocentrismo desafiava o pensamento bíblico de que o homem é feito à imagem e semelhança de Deus e, estando na Terra, também está no centro do universo. A teoria que tinha o homem como centro do Universo também foi adotada pela Igreja.
Geocentrismo e heliocentrismo são duas teorias que explicam o funcionamento do universo. O geocentrismo afirma que a Terra está fixa no universo e os planetas e astros giram ao seu redor. ... O heliocentrismo, nos dias de hoje, é a teoria aceita pelos cientistas para entender o universo.
Heliocentrismo é uma teoria astronômica que demonstra cientificamente que o Sol é o centro do Sistema Solar. Foi o astrônomo grego Aristarco de Samos que apresentou pela primeira vez, no século III a.C, esta teoria.
O Geocentrismo é uma teoria astronômica que considera a Terra fixa no centro do Universo, com todos os outros corpos celestes orbitando ao seu redor.