Ao iniciar a industrialização de um país, ela inicialmente se concentra em um local, nas regiões fabris. Mas ao longo do tempo acontece a dispersão, com as fábricas mais modernas procurando outras áreas que atendam os seus interesses.
Desconcentração industrial é o nome dado ao processo que se caracteriza tanto pela diminuição do ritmo de crescimento da indústria nos grandes centros urbanos como pelo aumento do número de empresas que preferem transferir suas atividades, instalando novas unidades de produção em cidades menores, geralmente ...
A desconcentração industrial é o fenômeno em que um grande número de empresas deixa algum complexo industrial (em grandes cidades) e vai se instalar em outras cidades, que normalmente são de pequeno porte e abertas a novas oportunidades.
Altos preços na mão de obra nas capitais, muitos impostos e boas ofertas nas áreas mais distantes. As indústrias buscam obter o lucro máximo, e para isso nem sempre os centros e os grandes países são capazes de oferecer, a mão de obra é mais cara, os impostos do local são mais caros.
Existem vários tipos de indústria, o processo da atividade industrial é classificado conforme seu foco de atuação. ... Essa atividade é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.
Suas principais características são: uso de máquinas específicas para cada função, produção em larga escala, divisão social do trabalho, entre outras. Se diferencia da manufatura, pois a manufatura é uma atividade realizada em máquinas caseiras ou de maneira manual.
Indústrias tradicionais – utilizam pouca tecnologia e muita mão de obra, são pouco automatizadas, e suas máquinas são pesadas. Necessitam de muitas matérias-primas e fontes de energia no processo produtivo. Não exigem mão de obra qualificada para exercer a maior parte da produção.
Os tipos de indústrias são classificações que levam em conta o tipo de produção industrial, ou seja, o que aquela indústria produz. Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
Um corpo de conhecimentos, ferramentas e técnicas, derivados da ciência e da experiência prática, que é usado no desenvolvimento, projeto, produção, e aplicação de produtos, processos, sistemas e serviços.
A indústria tem a finalidade de transformar matérias primas em vários tipos de produtos. As indústrias são muito importantes para o desenvolvimento do país. Um país desenvolvido tem um setor industrial muito grande, pois geralmente abrange o país inteiro e até outros países.
Maquiladoras - são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados) - em geral, por trabalhadores que ganham um salário inferior ao daqueles que trabalham nas matrizes - para depois exportar o ...
Podemos resumidamente dizer que a fábrica é a estrutura física, a construção e a indústria é “o conjunto de atividades que participam da fabricação de produtos manufaturados a partir de matérias-primas”2.
Pode-se entender e qualificar a indústria, a pessoa que fabrica e vende o produto, já o comércio destina-se a revenda de mercadorias, ou seja, o produto não sofre nenhuma transformação.
Uma empresa maquiladora é uma empresa que importa materiais sem o pagamento de taxas, sendo seu produto especifico e que não será comercializada no país onde está sendo produzido. O termo originou-se no México, país onde o fenômeno de empresas maquiladoras está amplamente difundido.
Maquiladoras mexicanas são empresas de montagem e acabamento de produtos para exportação, instaladas em território mexicano.
Resposta. Uma empresa maquiladora é uma empresa que importa materiais com o pagamento de imposto, sendo seu produto especifico e que não será comercializado no país onde está sendo produzido.
As indústrias maquiladoras empregam funcionários sob salários baixos e condições de trabalho muito inferiores, forçando que os trabalhadores dessas empresas vivam em favelas e sob péssimas condições de vida.
Resposta: Duas características centrais desse perfil de produtividade são a origem e destino, tanto dos itens quanto do produto final. A indústria maquiladora tem concentração maior em países que oferecem benefícios fiscais e baixos custos de produção, especialmente a mão-de-obra.
4.
as industrias maquiladoras,são empresas que importam materiais sem o pagamento de impostos,são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos como carros,computadores entre outros sejam montados em geral, por trabalhadores que ganham um salario inferior ao daqueles que ...
O México, por exemplo, é bastante conhecido pela indústria maquiladora em seu solo. Neste caso em específico, as empresas maquiladoras estão instaladas na fronteira do México com os Estados Unidos e produzem principalmente peças de automóveis, eletroeletrônicos e produtos têxteis.
Onde surgiram e em que região se concentram as indústrias maquiladoras? ... Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã, conhecidos como os novos tigres asiáticos, também são considerados como uma região que beneficia a indústria maquiladora.
Ou seja, são fábricas de encaixe, manufatureiras e de serviços, destinadas à transformação, elaboração ou reparo de mercadorias de procedência estrangeira cujo destino principal é a exportação para os Estados Unidos. Na maioria dos casos, as empresas têm capital estadunidense, japonês, coreano, canadense e alemão.
As indústrias maquiladoras no México se instalaram na região de fronteira com os Estados Unidos para facilitar logisticamente a exportação dos produtos para os norte-americanos. ... Tal modalidade acaba sendo benéfico para todos os envolvidos, gerando empregos e riqueza para os mexicanos.